pt Português▼
X
en Englishfr Françaisde Deutschpt Portuguêses Español
Cursos (Brevemente)
  • Login
  • Registar
Segunda-feira, Abril 25, 2022
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
No Result
View All Result

Livro “Duelos de Alimentos”

João Rodrigues por João Rodrigues
Outubro 19, 2019
em Artigos dos Especialistas, Nutrição
0
Home Artigos dos Especialistas
0
SHARES
189
VIEWS
Partilhar no FacebookPartilhar no WhatsApp
Ib-u-ron

Definir o conceito de alimentação saudável não é tarefa fácil… São muitas as características que podem e devem ser valorizadas, tais como as calorias, os nutrientes, a ausência de aditivos e contaminantes, o impacto no meio-ambiente, entre tantas outras.

 

Independentemente de cada pessoa ter a sua opinião, há uma regra que deve estar sempre presente nessa definição: variar a alimentação! E isto simplesmente porque não há dois alimentos iguais, nem dois alimentos que nos forneçam todos os nutrientes, nas quantidades adequadas. É, por isso, fundamental conhecer os alimentos, saber quais são as suas melhores características e quais são as suas principais lacunas do ponto de vista nutricional. Só dessa forma é que será possível tomar melhores decisões sobre o que comer, quanto comer e como comer. E se este aspeto me parece fundamental na alimentação dos adultos, mais será, seguramente, no caso da alimentação das crianças.

 

Foi com base nessa ideia que decidi escrever o livro “Duelos de Alimentos”, que foi lançado no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). Neste livro irá encontrar duelos entre alimentos, que, de uma forma simples e objetiva, permitirão destacar quais são as características nutricionais mais interessantes de cada um dos alimentos envolvidos. Será feita uma análise detalhada ao nível das calorias, macronutrientes, vitaminas e minerais fornecidos por ambos. Mais importante do que dizer que um alimento é melhor do que o outro, pretende-se fornecer ao leitor informação para o auxiliar a tomar a melhor decisão nas diversas escolhas alimentares que são efetuadas diariamente.

 

O livro está organizado em vários capítulos de acordo com o tipo de alimentos envolvidos em cada duelo. Adicionalmente, poderá também encontrar capítulos temáticos, com duelos que envolvem alimentos consumidos em épocas especiais do ano, nomeadamente o Natal e o Regresso às Aulas. Por fim, o último capítulo apresenta as chamadas “Receitas dos Vencedores”, que são receitas originais nas quais os vencedores dos duelos são os protagonistas.

 

Numa altura em que se fala tanto sobre alimentação, é fundamental saber escolher bem o que se come, porque afinal, nós somos o que comemos!

 

Datas de apresentação do livro
– Porto: 25 de outubro, às 18h30m na Fnac do Norteshopping
– Viana do Castelo: 26 de outubro, às 16h00m na Biblioteca Municipal

Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”
Artigo Anterior

Vacina da Gripe

Próximo Artigo

Porquê é que não me disseste isso há mais tempo?

João Rodrigues

João Rodrigues

João Rodrigues é licenciado em Ciências da Nutrição, licenciado em Bioquímica, e doutorado em Ciências Biomédicas. É docente do ensino superior na Universidade do Porto, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e no Instituto Politécnico do Porto. É autor de algumas dezenas de artigos científicos em revistas internacionais e de mais de uma centena de apresentações em congressos científicos. É autor do blog Mundo da Nutrição onde publica dicas, estudos recentes e receitas da sua autoria, com o objetivo de tornar a nutrição acessível e descomplicada. É ainda autor da rubrica “Dicas de Nutrição”, que passa diariamente na Rádio Geice (rádio de Viana do Castelo).

Relacionados

Cirurgia minimamente invasiva para o quisto sacrococcígeo
Cirurgia Pediátrica

Cirurgia minimamente invasiva para o quisto sacrococcígeo

Fevereiro 28, 2022
Consumo de peixe gordo e saúde cardiovascular das crianças
Nutrição

Consumo de peixe gordo e saúde cardiovascular das crianças

Julho 10, 2021
Não, o Amor não é pura Biologia
Artigos dos Especialistas

Não, o Amor não é pura Biologia

Maio 9, 2021
Por favor, dê sempre o pequeno-almoço aos seus filhos!
Artigos dos Especialistas

Por favor, dê sempre o pequeno-almoço aos seus filhos!

Abril 9, 2021
Ver Mais
Próximo Artigo
Porquê é que não me disseste isso há mais tempo?

Porquê é que não me disseste isso há mais tempo?

Bem vindo à “Pediatria para Todos”

Podcast MOMENTO A S.Ó.S.

Mais do que um podcast sobre crianças, este é um podcast sobre mães e pais, humanamente imperfeitos, mas movidos pela maior força que existe à face da Terra: o amor incondicional que sentem pelas crianças das suas vidas!

Siga-nos no Facebook

Categorias

  • Alimentação (57)
  • Amamentação (14)
  • Artigos de Parceiros (28)
  • Artigos dos Especialistas (100)
    • Babywearing (6)
    • Cirurgia Pediátrica (11)
    • Enfermagem (9)
    • Massagem Infantil (5)
    • Motricidade Humana (1)
    • Nutrição (11)
    • Oftalmologia Pediátrica (3)
    • Osteopatia Pediátrica (9)
    • Parentalidade (9)
    • Pedagogia (8)
    • Psicologia (6)
    • Segurança Rodoviária (3)
    • Sono (11)
    • Terapia da Fala (4)
    • Terapia Ocupacional (4)
  • Conselhos (277)
  • Crónicas (5)
  • Curiosidades (128)
  • Doenças (162)
  • Eventos (14)
  • Mitos (20)
  • Segurança (31)
  • Vacinas (24)

Artigos Recomendados

A gripe A chegou em força – e agora?

A gripe A chegou em força – e agora?

1 mês atrás
O meu filho tem 18 meses e diz poucas palavras – será normal?

O meu filho tem 18 meses e diz poucas palavras – será normal?

3 semanas atrás
O suor do meu filho começa a ter um cheiro intenso – o que posso fazer?

O suor do meu filho começa a ter um cheiro intenso – o que posso fazer?

2 semanas atrás
Vulvovaginite: sabe o que é?

Vulvovaginite: sabe o que é?

1 semana atrás

Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”

  • Subscreva a Newsletter AQUI!

Links Úteis

  • Sociedade Portuguesa de Pediatria
  • Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI)
  • Direcção-Geral de Saúde
  • E-lactancia (informação sobre os medicamentos que se podem tomar quando se amamenta)

Contactos

Augusta Matos Clínicas.
Av. Luís de Camões 54,
4900-473 Viana do Castelo

Tlf.: 912 130 881

Email: info@pediatriaparatodos.com
www.pediatriaparatodos.com

  • Política de Privacidade

© 2022, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Tiago Côrte. (tcit.pt)

No Result
View All Result
  • Home
  • Blog
  • Crónicas
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Contactos
  • Podcast

© 2022, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Tiago Côrte. (tcit.pt)

Bem Vindo de volta!

Faça o login com a sua conta

Esqueceu-se da Password? Registar

Criar uma nova conta

Fill the forms below to register

*Ao efetuar o registo neste website está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recuperar a sua password

Por favor introduza o seu nome de utilizador ou email para fazer reset da sua password.

Log In
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de media social e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos estas informações com os nossos parceiros de media social e análise. Consultar a nossa Política de Privacidade.