Massagem Infantil

Mestrado em Enfermagem na área de Especialização de Saúde Infantil e Pediatria pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Instrutora de Massagem Infantil pela Associação Portuguesa de Massagem Infantil

Formadora em cursos de parentalidade, workshops e outras formações na área da saúde da criança.

Atualização contínua da formação (mais recentes): Curso de “Orientação Parental na Consulta de Saúde Infantil”; “O Desenho Infantil: Um meio de comunicação da criança e do seu mundo”; “Bullying e Cyberbullying: Conhecer para intervir”; 2º Curso Pós Graduado – Atualização em
Diabetes Pediátrica; Curso de Pediatria – Do Básico à Diferenciação, Módulo XII: Neuropediatria.

Percurso Profissional:
O gosto pela área da saúde e o fascínio pela essência das crianças fez-me perceber rapidamente a minha opção profissional, queria estar próximo e ser útil. Iniciei-me como enfermeira em 2009 no serviço de internamento de pediatria no Hospital Fernando Fonseca, passei pelo serviço de urgência pediátrica. Durante 10 anos esta foi uma experiência extremamente enriquecedora e complexa, com muitas aprendizagens fundamentais para a
capacidade de atuação e reconhecimento da situação de verdadeira doença.

A vontade de fazer mais e responder a várias necessidades que ia verificando fez-me criar projetos e alargar o meu campo profissional. Ser um recurso das crianças e famílias, estar quando precisam, sempre foi a minha maior motivação.
A massagem infantil foi desde cedo uma necessidade de formação, pois o toque sempre esteve presente no meu contato com os meus “utentes”. Como tornar este toque benéfico?
Rapidamente percebi que ensinar aos pais a massagem era ainda mais importante, pois eles são os verdadeiros cuidadores, que tocam…
Chego às famílias pela formação parental, através dos vários cursos e workshops em que participo como formadora.
Não sendo suficiente elaborei o meu projeto B Á BÁ do Bebé que pretende ser um apoio personalizado às famílias, principalmente onde ele mais escasseia – o domicilio. O mote é:

“Estar consigo quando e para o que precisa!”.

Sou chamada para ajudar numa crise de cólicas, para auxiliar uma criança num procedimento em casa, simplesmente para ajudar a dar o banho, ou para uma sessão personalizada de primeiros socorros. Acredito ainda que ensinar saúde é a melhor forma de a promover e evitar a doença. Sendo a
escola o local primordial de educação, sou enfermeira num colégio – Crescer no Campo, onde faz parte das suas atividades, as atividades com a enfermeira, assim como o ensino a toda a comunidade educativa. Esta atividade é elaborada a outras escolas quando solicitação.
E mais uma vez porque quero fazer chegar informação às famílias para ajudar neste processo do crescimento infantil, colaboro na redação de artigos para blogs e outros meios de divulgação.
Podem acompanhar-me em instagram: enfangelabaptista e facebook enfangelabaptista lá vou colocando todas as atividades que vou desenvolvendo.
B_A_BAdobebe@hotmail.com

Partilhar:

ARTIGOS