Para quem não viu o programa “Queridas Manhãs” (SIC) no passado dia 14, aqui fica o link para o vídeo da minha entrevista, onde falei sobre meningites e vacinas:
Já agora, queria aproveitar este post para responder a algumas questões que foram colocadas no facebook do programa:
1 – Uma vez que a vacina (Bexsero) tem aprovação até aos 50 anos, qualquer pessoa até esta idade pode ser vacinada. No entanto, penso que ainda não existe uma recomendação formal para vacinar todos os adultos, pelo que fica um pouco ao critério de cada um. De qualquer forma, até aos 50 anos quem quiser pode e deve ser vacinado.
2 – Mesmo as crianças/adolescentes que tomaram todas as outras vacinas têm indicação de tomar esta, porque previne contra a infecção por uma bactéria diferente.
3 – Quem já teve meningite por esta bactéria (B) pode não necessitar de fazer a vacina, mas o ideal é mesmo ter a certeza antes de tomar a decisão.
4 – A diferença entre esta vacina e a Prevenar é mesmo o tipo de bactéria que previnem, que é diferente para as duas (meningococo B na primeira e pneumococo na segunda). Não são vacinas concorrentes, porque embora previnam a mesma doença, actuam em causas diferentes.
5 – Mesmo tomando todas as vacinas que existem neste momento para a meningite, é possível apanhar esta doença, porque há muitos vírus e bactérias que a podem provocar e que não estão cobertos por essas vacinas.
6 – Nao existe propriamente formas de prevenção de meningite, embora algumas medidas possam ser tomadas quando ocorre um caso numa creche ou escola. De qualquer forma, geralmente essas medidas devem ser tomadas pelos médicos de saúde pública e não apenas por iniciativa dos pais.
7 – A vacina está disponível em todo o pais, à venda nas farmácias.
Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas. Se tiver mais alguma pode sempre enviar um comentário ou um email!