As alergias alimentares são as alergias mais frequentes nos primeiros anos de vida. Felizmente, na maior parte das vezes têm tendência a melhorar com o tempo, mas há algumas que persistem durante toda a vida.
As manifestações podem ser diversas, mas as mais frequentes são as seguintes:
- Manchas na pele
A forma mais frequente de atingimento da pele é através do surgimento de uma urticária, mas podem ser manchas de outros tipos, nomeadamente eczemas, por exemplo. Carateristicamente, a comichão está presente e é evidente.
- “Inchaço” de uma ou várias partes do corpo
É também uma das manifestações típicas. Podem inchar os olhos, os lábios ou outra parte do corpo. Associa-se muitas vezes à urticária, mas pode surgir isoladamente.
- Falta de ar
É um sinal que comporta mais gravidade, porque pode indicar que há atingimento da via aérea. Quando presente, implica avaliação médica urgente.
- Dor de barriga e/ou vómitos
Podem surgir isoladamente ou em associação com outras manifestações.
Na maior parte das vezes, estes sintomas surgem pouco tempo após a ingestão dos alimentos, embora o intervalo possa ser variável. Quando existe um atingimento de mais de dois conjuntos de órgãos diferentes (pele e respiração, por exemplo), estamos perante uma anafilaxia, que implica maior gravidade e uma avaliação mais cuidada.
A febre não é um sintoma de alergias alimentares, pelo que, quando presente, deve sempre levantar a hipótese de se tratar de um quadro diferente.