O ferro é um mineral extremamente abundante na superfície terrestre, mas é também o mineral cuja carência é mais frequente nos países mais desenvolvidos. E isso reveste-se de uma importância particular, uma vez que o ferro apresenta as seguintes funções:
- Transporte de oxigénio
A maior parte do oxigénio é transportado no sangue associado a uma proteína que está presente nos glóbulos vermelhos, chamada hemoglobina. Para a sua formação, é crucial a presença de ferro, pelo que a sua falta resulta numa diminuição da hemoglobina, que se manifesta pela presença de uma anemia.
- Desenvolvimento cerebral
Sabe-se hoje que a falta de ferro está associada a problemas do neurodesenvolvimento, comprometendo a capacidade de atenção e aprendizagem. Para além disso, aumenta também o risco de apresentar sintomas de ansiedade e depressão.
- Sistema imunitário
A capacidade de defesa do organismo depende de diversos fatores, mas há alguns mecanismos que estão na dependência direta da presença de ferro.
- Crescimento e multiplicação celular
A multiplicação das células e o seu crescimento dependem, entre outros fatores, da presença de ferro em quantidade adequada no organismo, pelo que a sua falta pode condicionar também o desenvolvimento físico das crianças.