O último ano foi (e ainda está a ser) marcado por restrições significativas às saídas de casa dos adultos, mas também das crianças. E isso condicionou muito a sua atividade física, seja pelo sedentarismo que se foi instalando, seja pelo próprio encerramento das atividades desportivas. Por esse motivo, a retoma da atividade física das crianças é algo que deve ser encarado como uma verdadeira prioridade nesta altura em que se está a progredir no desconfinamento, uma vez que se trata de um aspecto fundamental do seu dia a dia. Algumas das suas principais vantagens são as seguintes:
- Combate o sedentarismo
A inatividade traz consigo inúmeros riscos, como o excesso de peso e obesidade e o risco de diabetes e hipertensão, por exemplo.
- É importante para o desenvolvimento motor
É inegável que as crianças precisam de se mexer, para se desenvolver corretamente do ponto de vista físico, mas também para gastar energias que vão acumulando. Por esse facto, precisam de correr, saltar, trepar e, no fundo, fazer tudo o que é suposto: mexer-se!
- Estimula o bem-estar emocional
Todas as pessoas sabem que, depois, de realizar exercício físico, se sente prazer e bem-estar. Com as crianças passa-se exatamente o mesmo… A regulação emocional está também dependente da atividade física e isso é algo que tem que ser valorizado de forma adequada.
- Regula o sono
A qualidade do sono está intimamente relacionada com as rotinas diárias. Por esse motivo, o sedentarismo é muitas vezes um elemento perturbador do sono, que tem que ser verdadeiramente contrariado. Crianças que se mexem dormem naturalmente melhor!
- Reforça a socialização
A atividade física, seja organizada em desportos, seja apenas por lazer, estimula a criação de laços. E, se o contexto atual não permite uma grande aproximação física, a relação com os outros pode ser estabelecida através da interação promovida pela própria atividade física.
- Ajuda na aprendizagem
Está hoje em dia mais do que comprovado que a predisposição para aprender é um dos elementos facilitadores do próprio processo de aprendizagem. E, nesse sentido, um dos grandes promotores dessa predisposição é a atividade física, com um componente motor importante. O cérebro tem que funcionar como um todo, ativando umas zonas e desativando outras e a multiplicidade de estímulos é fundamental para ajudar no desenvolvimento intelectual das crianças.
Estas são apenas alguns dos aspetos mais importantes, mas a mensagem final tem que ser clara: as crianças precisam de se mexer, urgentemente! Para o bem da sua saúde física, emocional, psicológica e social, ou seja, para serem verdadeiramente FELIZES!