pt Português▼
X
en Englishfr Françaisde Deutschpt Portuguêses Español
Cursos (Brevemente)
Login
Domingo, Fevereiro 26, 2023
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
No Result
View All Result

Cólicas

Hugo Rodrigues por Hugo Rodrigues
Julho 17, 2011
em Doenças
0
Home Doenças
147
SHARES
1.2k
VIEWS
Partilhar no FacebookPartilhar no WhatsApp

 

O que são?

 

A designação “cólicas” é o nome que as pessoas dão aos bebés pequenos que choram. Como é compreensível, nem todos choram pelos mesmos motivos, razão pela qual as medidas anti-cólicas têm eficácias tão variáveis.
As “cólicas” clássicas são caracterizadas por episódios de choro alto e contínuo que pode durar horas, ocorrendo sobretudo ao final da tarde, noite ou madrugada. Geralmente têm início por volta das 3-4 semanas de vida e persistem até cerca dos 3-4 meses. Durante as “cólicas” a criança apresenta a face vermelha, a barriga inchada e tensa, mãos fechadas e pernas dobradas sobre a barriga, parecendo ter dor. Pensa-se que se devem a alguma imaturidade do sistema digestivo e acumulação de gases e é nesse sentido que actuam a maior parte das medicações.
Embora para os pediatras esta seja considerada uma situação normal, para a maioria dos pais é uma situação complicada de suportar, pois por vezes é de difícil resolução.

O meu bebé tem “cólicas”… O que posso fazer?

 

Aqui ficam algumas dicas para tentar minimizar os efeitos psicologicamente “devastadores” desta situação:

  1. Certifique-se que o bebé está confortável: mude-lhe a fralda, dê-lhe a mama ou o biberão e ponha-o a arrotar; pegue nele ao colo, aconchegue-o ou verifique se não tem excesso de roupa;
  2. Dobre-lhe as pernas sobre o abdómen e faça massagens na barriga durante alguns minutos;
  3. Coloque-o de barriga para baixo no seu colo;
  4. Passeie com ele pela casa, ao colo ou no carrinho, cantando-lhe uma canção ou ouvindo música; se necessário, coloque-o na cadeirinha dele e dê uma volta de automóvel, de preferência em estradas de paralelo;
  5. Coloque-o por cima do seu corpo para que sinta o calor e o ritmo do coração; o banho também relaxa a maioria dos bebés;
  6. Alimente o bebé num lugar tranquilo – se a mãe que está a amamentar está nervosa o bebé nota e fica também nervoso;
  7. Se o bebé está inconsolável e os pais não conseguem acalmar-se, deixem que outra pessoa pegue nele. Os pais devem estar relaxados, conscientes de que esta é uma situação benigna e passageira e preparados para o momento em que a criança chora.

Tags: Doenças
Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”
Artigo Anterior

Vou ser mãe/pai! E agora???

Próximo Artigo

Leite materno – porque sim?

Hugo Rodrigues

Hugo Rodrigues

Sou Pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo. Sou também docente na Escola de Medicina da Universidade do Minho e formador pelo European Ressuscitation Council na área de Emergências Pediátricas. Participo regularmente nos programas “A Tarde é Sua” da TVI e “Filhos e Cadilhos” do Porto Canal e escrevo também para a Revista Saúda, para o site da Revista Visão e para a plataforma Simply Flow – by Fátima Lopes. Colaboro ainda, pontualmente, com outros meios de Comunicação Social e sou autor dos livros “Pediatra para todos”, “Primeiros Socorros – Bebés e Crianças” e o mais recente livro "O Livro do seu Bebé".

Relacionados

O meu filho está com uma otite – precisa de uma antibiótico?
Doenças

O meu filho está com uma otite – precisa de uma antibiótico?

Outubro 28, 2022
O meu filho está com diarreia – como e quando devo tratar?
Doenças

O meu filho está com diarreia – como e quando devo tratar?

Outubro 10, 2022
O meu filho está com vómitos – quando e como o posso medicar?
Doenças

O meu filho está com vómitos – quando e como o posso medicar?

Outubro 9, 2022
O meu filho tem tosse – quando e como devo medicar?
Doenças

O meu filho tem tosse – quando e como devo medicar?

Outubro 6, 2022
Ver Mais
Próximo Artigo
Leite materno – porque sim?

Leite materno - porque sim?

Bem vindo à “Pediatria para Todos”

Podcast MOMENTO A S.Ó.S.

Mais do que um podcast sobre crianças, este é um podcast sobre mães e pais, humanamente imperfeitos, mas movidos pela maior força que existe à face da Terra: o amor incondicional que sentem pelas crianças das suas vidas!

Siga-nos no Facebook

Categorias

  • Alimentação (74)
  • Amamentação (16)
  • Artigos de Parceiros (37)
  • Artigos dos Especialistas (100)
    • Babywearing (6)
    • Cirurgia Pediátrica (11)
    • Enfermagem (9)
    • Massagem Infantil (5)
    • Motricidade Humana (1)
    • Nutrição (11)
    • Oftalmologia Pediátrica (3)
    • Osteopatia Pediátrica (9)
    • Parentalidade (9)
    • Pedagogia (8)
    • Psicologia (6)
    • Segurança Rodoviária (3)
    • Sono (11)
    • Terapia da Fala (4)
    • Terapia Ocupacional (4)
  • Conselhos (333)
  • Crónicas (8)
  • Curiosidades (128)
  • Doenças (179)
  • Eventos (14)
  • Mitos (21)
  • Segurança (32)
  • Vacinas (28)

Artigos Recomendados

O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

7 anos atrás
O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos – serão lombrigas?

O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos – serão lombrigas?

9 anos atrás
Sangue nas fezes – é sempre preocupante?

Sangue nas fezes – é sempre preocupante?

9 anos atrás
As crianças precisam de tomar desparasitantes?

As crianças precisam de tomar desparasitantes?

11 anos atrás

Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”

Links Úteis

  • Sociedade Portuguesa de Pediatria
  • Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI)
  • Direcção-Geral de Saúde
  • E-lactancia (informação sobre os medicamentos que se podem tomar quando se amamenta)

Contactos

Augusta Matos Clínicas.
Av. Luís de Camões 54,
4900-473 Viana do Castelo

Tlf.: 912 130 881
(chamada para a rede móvel nacional)

Email: info@pediatriaparatodos.com
www.pediatriaparatodos.com

  • Política de Privacidade

© 2023, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por bitait.pt

No Result
View All Result
  • Home
  • Blog
  • Crónicas
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Contactos
  • Podcast
  • Log in

© 2023, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por bitait.pt

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de media social e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos estas informações com os nossos parceiros de media social e análise. Consultar a nossa Política de Privacidade.