pt Português▼
X
en Englishfr Françaisde Deutschpt Portuguêses Español
Cursos (Brevemente)
Login
Sábado, Março 4, 2023
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
No Result
View All Result

Porque razão os casos de depressão estão a aumentar na idade pediátrica?

Hugo Rodrigues por Hugo Rodrigues
Novembro 30, 2015
em Doenças
0
Home Doenças
0
SHARES
40
VIEWS
Partilhar no FacebookPartilhar no WhatsApp
Ninguém sabe muito bem, até porque esse tipo de conclusão é muito difícil de fazer de forma clara. Numa altura em que os valores da Família e Compaixão são calados diariamente, faz algum sentido pensar um pouco no que se está a passar e, acima de tudo, perceber que soluções temos para oferecer…
Há, obviamente, alguns factores que podem justificar esse aumento, nomeadamente:
– pouco tempo que os pais passam com os filhos, fruto de condições profissionais complicadas, o que condiciona o suporte e acompanhamento de que as crianças necessitam para crescer saudáveis, equilibradas e seguras
– aumento do número de divórcios e uniões pouco “funcionais”, pois quando não há harmonia em casa torna-se mais difícil manter a estabilidade emocional
– desemprego e pouco poder económico, que preocupa os pais e, consequentemente, acaba por “contagiar” também os filhos (a “crise” não é culpada de tudo, mas pode efectivamente agravar estas situações)
– pressão escolar exagerada, com múltiplos exames, trabalhos de casa, explicações, … – estas situações são muito variáveis, mas não nos podemos esquecer que todas as pessoas precisam de algum tempo para si e as crianças e os adolescentes muito mais; é preciso brincar, sorrir, pensar, sem ter tarefas em cima de tarefas e preocupações em cima de preocupações e, infelizmente, hoje em dia as nossas crianças têm muito pouco tempo para elas, para serem efectivamente crianças
– maior exposição dos adolescentes nas redes sociais, o que os torna mais vulneráveis a todo o tipo de agressões e intromissões na sua vida privada (por pessoas estranhas ou até próximas)
Estes são apenas alguns exemplos de factores que claramente influenciam o equilíbrio emocional da nossa população pediátrica, mas certamente há mais para discutir. No entanto, gostaria também de acrescentar um outro factor, que é o facto de os profissionais de saúde estarem também mais alerta para estes diagnóstico, o que terá implicação, obviamente, no maior numero de diagnósticos que se fazem.
Tags: Doenças
Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”
Artigo Anterior

A próxima segunda-feira é a última do mês

Próximo Artigo

Puberdade – o que é normal?

Hugo Rodrigues

Hugo Rodrigues

Sou Pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo. Sou também docente na Escola de Medicina da Universidade do Minho e formador pelo European Ressuscitation Council na área de Emergências Pediátricas. Participo regularmente nos programas “A Tarde é Sua” da TVI e “Filhos e Cadilhos” do Porto Canal e escrevo também para a Revista Saúda, para o site da Revista Visão e para a plataforma Simply Flow – by Fátima Lopes. Colaboro ainda, pontualmente, com outros meios de Comunicação Social e sou autor dos livros “Pediatra para todos”, “Primeiros Socorros – Bebés e Crianças” e o mais recente livro "O Livro do seu Bebé".

Relacionados

O meu filho está com uma otite – precisa de uma antibiótico?
Doenças

O meu filho está com uma otite – precisa de uma antibiótico?

Outubro 28, 2022
O meu filho está com diarreia – como e quando devo tratar?
Doenças

O meu filho está com diarreia – como e quando devo tratar?

Outubro 10, 2022
O meu filho está com vómitos – quando e como o posso medicar?
Doenças

O meu filho está com vómitos – quando e como o posso medicar?

Outubro 9, 2022
O meu filho tem tosse – quando e como devo medicar?
Doenças

O meu filho tem tosse – quando e como devo medicar?

Outubro 6, 2022
Ver Mais
Próximo Artigo
Puberdade – sabe o que é normal?

Puberdade - o que é normal?

Bem vindo à “Pediatria para Todos”

Podcast MOMENTO A S.Ó.S.

Mais do que um podcast sobre crianças, este é um podcast sobre mães e pais, humanamente imperfeitos, mas movidos pela maior força que existe à face da Terra: o amor incondicional que sentem pelas crianças das suas vidas!

Siga-nos no Facebook

Categorias

  • Alimentação (74)
  • Amamentação (16)
  • Artigos de Parceiros (37)
  • Artigos dos Especialistas (100)
    • Babywearing (6)
    • Cirurgia Pediátrica (11)
    • Enfermagem (9)
    • Massagem Infantil (5)
    • Motricidade Humana (1)
    • Nutrição (11)
    • Oftalmologia Pediátrica (3)
    • Osteopatia Pediátrica (9)
    • Parentalidade (9)
    • Pedagogia (8)
    • Psicologia (6)
    • Segurança Rodoviária (3)
    • Sono (11)
    • Terapia da Fala (4)
    • Terapia Ocupacional (4)
  • Conselhos (333)
  • Crónicas (8)
  • Curiosidades (128)
  • Doenças (179)
  • Eventos (14)
  • Mitos (21)
  • Segurança (32)
  • Vacinas (28)

Artigos Recomendados

O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

7 anos atrás
O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos – serão lombrigas?

O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos – serão lombrigas?

9 anos atrás
Sangue nas fezes – é sempre preocupante?

Sangue nas fezes – é sempre preocupante?

9 anos atrás
As crianças precisam de tomar desparasitantes?

As crianças precisam de tomar desparasitantes?

11 anos atrás

Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”

Links Úteis

  • Sociedade Portuguesa de Pediatria
  • Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI)
  • Direcção-Geral de Saúde
  • E-lactancia (informação sobre os medicamentos que se podem tomar quando se amamenta)

Contactos

Augusta Matos Clínicas.
Av. Luís de Camões 54,
4900-473 Viana do Castelo

Tlf.: 912 130 881
(chamada para a rede móvel nacional)

Email: info@pediatriaparatodos.com
www.pediatriaparatodos.com

  • Política de Privacidade

© 2023, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por bitait.pt

No Result
View All Result
  • Home
  • Blog
  • Crónicas
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Contactos
  • Podcast
  • Log in

© 2023, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por bitait.pt

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de media social e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos estas informações com os nossos parceiros de media social e análise. Consultar a nossa Política de Privacidade.