pt Português▼
X
en Englishfr Françaisde Deutschpt Portuguêses Español
Cursos (Brevemente)
Login
Segunda-feira, Fevereiro 27, 2023
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
No Result
View All Result

Repelentes de mosquitos – como escolher?

Hugo Rodrigues por Hugo Rodrigues
Agosto 13, 2016
em Conselhos
0
Home Conselhos
5
SHARES
2.4k
VIEWS
Partilhar no FacebookPartilhar no WhatsApp
Nesta altura do ano as melgas e mosquitos são extremamente comuns e é muito frequente ver crianças com picadas destes insectos. Muitas delas fazem reacções na pele, por vezes exuberantes (ver post sobre esse assunto aqui), pelo que convém perceber de que forma é que se consegue prevenir que isso aconteça.
Há, actualmente, várias opções de repelentes no mercado, pelo que deixo uma breve análise a cada uma delas:
  • Repelentes ultrassónicos – São eléctricos (de ligar à “tomada” ou a pilhas) e têm a grande vantagem de não utilizar produtos químicos para afastar os mosquitos. São os mais indicados para bebés pequenos, mas podem também ser utilizados para crianças maiores. A sua eficácia é um pouco variável, mas pode ser optimizada pela colocação correcta do dispositivo. Como funciona por ultrassons deve estar sempre colocado num local onde não existam barreiras físicas (mesinha de cabeceira, móveis, …), porque os ultrassons propagam-se pelo ar e, se houver um obstáculo, perdem o seu efeito. Este aspecto é muito importante, porque condiciona completamente a sua eficácia.
  • Repelentes eléctricos químicos – São, provavelmente, os mais eficazes. Apesar de não haver grandes estudos pediátricos relativamente à sua utilização, são seguros e podem ser usados. A melhor forma de o fazer é ligá-los no quarto quando se chega a casa e desligar quando se vai dormir. Outra opção é deixá-los sempre ligados nas zonas comuns de acesso aos quartos, para impedir a entrada de mosquitos (atenção às janelas abertas dos quartos, que “boicotam” esta opção).
  • Pulseiras anti-mosquitos – São uma opção segura, embora tenha que ser respeitada a idade estabelecida pelo fabricante. A sua eficácia é relativamente boa e têm a vantagem de poder servir de “adorno” para os meninos mais vaidosos. Funcionam até a criança ir para a cama e, depois, podem ser colocadas na própria cama, para continuar a fazer efeito.
  • Repelentes de aplicação na pele – São uma boa opção quando a criança vai para espaços exteriores e há alguns que podem ser utilizadas desde os primeiros meses de vida, o que é uma vantagem. Quando a criança estiver a dormir são menos eficazes, porque a criança tapa-se e vão perdendo o seu efeito com o contacto com a roupa.
Tags: Conselhos
Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”
Artigo Anterior

15.000 likes!

Próximo Artigo

6 dicas para escolher os lanches escolares

Hugo Rodrigues

Hugo Rodrigues

Sou Pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo. Sou também docente na Escola de Medicina da Universidade do Minho e formador pelo European Ressuscitation Council na área de Emergências Pediátricas. Participo regularmente nos programas “A Tarde é Sua” da TVI e “Filhos e Cadilhos” do Porto Canal e escrevo também para a Revista Saúda, para o site da Revista Visão e para a plataforma Simply Flow – by Fátima Lopes. Colaboro ainda, pontualmente, com outros meios de Comunicação Social e sou autor dos livros “Pediatra para todos”, “Primeiros Socorros – Bebés e Crianças” e o mais recente livro "O Livro do seu Bebé".

Relacionados

Aftas na boca – o que fazer?
Conselhos

Aftas na boca – o que fazer?

Novembro 21, 2022
O meu filho está doente – como posso avaliar o seu bem-estar?
Conselhos

O meu filho está doente – como posso avaliar o seu bem-estar?

Novembro 18, 2022
A importância de olhar nos olhos
Conselhos

A importância de olhar nos olhos

Outubro 31, 2022
Porque é que o meu filho acorda tão cedo?
Conselhos

Porque é que o meu filho acorda tão cedo?

Outubro 28, 2022
Ver Mais
Próximo Artigo
6 dicas para escolher os lanches escolares

6 dicas para escolher os lanches escolares

Bem vindo à “Pediatria para Todos”

Podcast MOMENTO A S.Ó.S.

Mais do que um podcast sobre crianças, este é um podcast sobre mães e pais, humanamente imperfeitos, mas movidos pela maior força que existe à face da Terra: o amor incondicional que sentem pelas crianças das suas vidas!

Siga-nos no Facebook

Categorias

  • Alimentação (74)
  • Amamentação (16)
  • Artigos de Parceiros (37)
  • Artigos dos Especialistas (100)
    • Babywearing (6)
    • Cirurgia Pediátrica (11)
    • Enfermagem (9)
    • Massagem Infantil (5)
    • Motricidade Humana (1)
    • Nutrição (11)
    • Oftalmologia Pediátrica (3)
    • Osteopatia Pediátrica (9)
    • Parentalidade (9)
    • Pedagogia (8)
    • Psicologia (6)
    • Segurança Rodoviária (3)
    • Sono (11)
    • Terapia da Fala (4)
    • Terapia Ocupacional (4)
  • Conselhos (333)
  • Crónicas (8)
  • Curiosidades (128)
  • Doenças (179)
  • Eventos (14)
  • Mitos (21)
  • Segurança (32)
  • Vacinas (28)

Artigos Recomendados

O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

7 anos atrás
O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos – serão lombrigas?

O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos – serão lombrigas?

9 anos atrás
Sangue nas fezes – é sempre preocupante?

Sangue nas fezes – é sempre preocupante?

9 anos atrás
As crianças precisam de tomar desparasitantes?

As crianças precisam de tomar desparasitantes?

11 anos atrás

Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”

Links Úteis

  • Sociedade Portuguesa de Pediatria
  • Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI)
  • Direcção-Geral de Saúde
  • E-lactancia (informação sobre os medicamentos que se podem tomar quando se amamenta)

Contactos

Augusta Matos Clínicas.
Av. Luís de Camões 54,
4900-473 Viana do Castelo

Tlf.: 912 130 881
(chamada para a rede móvel nacional)

Email: info@pediatriaparatodos.com
www.pediatriaparatodos.com

  • Política de Privacidade

© 2023, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por bitait.pt

No Result
View All Result
  • Home
  • Blog
  • Crónicas
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Contactos
  • Podcast
  • Log in

© 2023, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por bitait.pt

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de media social e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos estas informações com os nossos parceiros de media social e análise. Consultar a nossa Política de Privacidade.