O ano lectivo está prestes a começar e esta é uma temática que certamente vem à discussão no seio de cada família. Escolher uma mochila tendo por base os bonecos ou a tendência da moda poderá ser um erro com repercussões na saúde da criança.
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 85% da população mundial sofre de dores nas costas, muitas vezes causadas pelas mochilas.
Estudos recentes revelam que nove em cada dez alunos carregam, pelo menos um dia por semana, uma mochila pesando mais de 10% do peso do seu corpo! Os jovens de baixo peso e baixa estatura são os mais expostos a este problema. Eles carregam, pelo menos um dia por semana, uma mochila pesando mais de 17,5% do peso do seu corpo! Nem tudo é mau, a mochila pode ter um efeito protetor da saúde caso o seu peso não exceda os 10% do peso do corpo.
Desta forma ao escolher a mochila, os pais devem ter em atenção alguns pontos importantes:
– A mochila vazia deve ser leve, possuir duas tiras/alças, pois as com apenas uma tira a distribuição do peso não é uniforme. Estas alças devem ser acolchoadas e reguláveis. A sua utilização deverá ser simétrica nos dois ombros e centrada a meio da coluna (alargar o comprimento da alça para retirar a mochila mais facilmente não é aconselhado).
– As mochilas com rodinha podem ser uma alternativa se o percurso até à escola for longo e sem escadas, por forma a diminuir o esforço, porém também merecem algum cuidado, pois uma alça muito baixa, além de influenciar a maneira como a criança anda, leva a uma sobrecarga na coluna, devendo a altura ser calculada de acordo com que a criança ao puxar fique com a coluna reta.
– O ideal é que o peso máximo da mochila varie entre 10 a 15% do peso corporal da criança, pois pesos superiores podem prejudicar a coluna, favorecer um quadro doloroso precoce, existem algumas pesquisas, como já referido, que sugerem que o peso influencia em um desgaste mais precoce dos discos intervertebrais. O material mais pesado deverá ser colocado junto ao corpo para evitar alterações na postura da criança.
– É importante que os pais fiscalizem as mochilas dos seus filhos conferindo o peso e sempre checkando se as crianças não estão levando peso desnecessário.
É bastante frequente e recomendável um check-up Osteopático na criança com queixas nas costas ou em idade escolar por forma a abordar estes assuntos, despistar alterações posturais e eliminar/corrigir queixas. Lembre-se, a prevenção sempre foi a melhor opção.
Eliminar/corrigir queixas. Lembre-se, a prevenção sempre foi a melhor opção.