Solução do Quizz 4


“O seu filho de 3 anos está com vómitos há 2 dias e começou hoje com diarreia. Não tem febre nem outras queixas.

Qual a atitude mais correcta a adotar?”

  1. Tentar que beba um soro e hidratação oral aos bocadinhos, para ver se tolera. Se não tolerar deve ser observado por um médico.

Quando uma criança vomita, o mais importante é sempre reforçar a hidratação. A melhor forma de o fazer é dando um soro de hidratação oral, sempre com o cuidado de ser aos poucos, para não encher demasiado o estômago e, consequentemente, provocar mais vómitos. Se a criança não tolerar deve ir a uma consulta médica, para avaliar a causa é o risco potencial de desidratação. Está resposta está CORRETA.

  1. Ir a uma consulta urgente para ser observado, pelo risco de poder desidratar.

Tal como explicado na alínea anterior, a primeira opção deve ser tentar hidratar em casa. A observação médica pode ser importante, mas apenas se a criança não tolerar sequer líquidos ou se já apresentar sinais de desidratação (olhos encovados, língua seca ou choro sem lágrimas, por exemplo). Esta opção não está errada, mas não é a mais correta.

  1. Fazer uma dieta de cozidos e grelhados para ver se melhora.

Atualmente não está recomendado fazer nenhum tipo de dieta, porque isso pode diminuir ainda mais o apetite da crianças, que já está diminuído nestes casos. Deve apenas ter o cuidado de reduzir gorduras e açúcares. Mais uma vez, apesar de não ser uma resposta errada, também não é a mais correta.

  1. Dar de comer normalmente e insistir um pouco se não quiser comer, porque não pode ficar sem se alimentar.

Nestas situações, o mais importante é sempre hidratar bem, mais até do que dar de comer. Habitualmente o apetite está reduzido e não se deve forçar a alimentação, porque isso pode agravar os vómitos. Esta opção está incorreta.

Assim, como conclusão pode-se afirmar que a resposta mais adequada seria a A.

Muito obrigado pela sua participação!

Fique atento ao nosso site, em breve teremos um novo Quiz “QUEM QUER PEDIATRA?”.

Partilhe o artigo

Partilhar o Artigo