O número de crianças com alergias tem aumentado significativamente, apesar de não se conhecer bem as causas. É um motivo de preocupação dos pais, pelo que importa esclarecer a que sinais se deve estar atento.
O primeiro aspecto a reforçar é que o risco de uma criança desenvolver alergias é bastante maior quando algum familiar directo (pais ou irmãos) possui alergias (asma, rinite, dermatite atópica). No entanto, mesmo sem essa história familiar, é possível surgir algum tipo de alergia.
Nos primeiros dois anos de vida são mais frequentes as alergias alimentares. Os alimentos mais frequentemente implicados são o leite, ovo, frutos secos, amendoim, trigo, soja, peixe e marisco. No entanto, qualquer alimento pode virtualmente ser uma causa de alergia. Os sintomas surgem após a ingestão do alimento ao qual se é alérgico e podem ser os seguintes:
- Manchas na pele – geralmente avermelhadas e grandes, com muita comichão ou então lesões secas e descamativas, agravando uma pele atópica já existente
- Inchaço na pele – as zonas mais habituais são os olhos, lábios e extremidades, mas pode surgir noutras áreas
- Falta de ar – indica uma reacção grave e é sempre um sinal de alarme
- Rouquidão – de início súbito, pode indicar que o quadro vai progredir para falta de ar
- Vómitos e dor de barriga – surgem pela incidência no estômago e nos intestinos
Na maior parte das vezes, as alergias alimentares tendem a resolver-se com o tempo, embora nalguns casos possam persistir para toda a vida. A partir dos dois anos começam a ser mais comuns as alergias aos agentes ambientais.
Os mais frequentes são os ácaros e os pólenes, embora existam muitos outros alergénios. Como chegam ao nosso organismo através dos olhos e do aparelho respiratório, as manifestações mais comuns são as seguintes:
- Conjuntivite – manifesta-se por olhos vermelhos, lacrimejantes e com muita comichão
- Rinite – os sintomas mais habituais são as crises de espirros, secreções nasais abundantes e comichão no nariz
- Asma – as manifestações típicas são a falta de ar e “chiadeira”, embora possa surgir também como cansaço ou tosse persistente
- Dermatite atópica – o agravamento das lesões de eczema pode ser uma manifestação deste tipo de alergia