É cada vez mais frequente ver os pais envolvidos no dia-a-dia dos filhos e isso é benéfico para todos: pais, filhos, mãe e família. É mais justo para a família, uma vez que as mães têm igualmente vida profissional. Para as crianças, as vantagens são notórias no desenvolvimento emocional e social. Há pequenos detalhes que vão fazer diferença:
- Rotinas diárias
Situações como o banho, adormecer, levar e ir buscar à escola passam a mensagem aos filhos de que o pai está genuinamente presente. E é mesmo assim que deve ser.
- Festas escolares e actividades lúdicas
Todos os filhos gostam de ver os pais presentes nas festas e actividades. Por vezes causa-lhes alguma ansiedade e maior sentido de responsabilidade, o que acaba por ser também interessante no desenvolvimento.
- Reuniões escolares
Tradicionalmente era uma área entregue às mães, muito pelas dificuldades laborais dos pais. Essas dificuldades são agora partilhadas, com carreiras a serem geridas por ambos, pelo que a divisão de tarefas deve acontecer de forma natural. Mais uma vez, a mensagem que se passa para os filhos é que o pai também está presente e isso é claramente positivo.
- Consultas
Cada vez mais se vê pais nas consultas com os filhos, o que é muito interessante, por dois aspectos principais. Em primeiro lugar, porque leva a um maior envolvimento nesta área e, em segundo, porque as próprias dúvidas e preocupações são diferentes das mães. A complementaridade é benéfica para toda a família.