A partir dos 2-3 meses, é muito frequente os bebés ficarem com a região do pescoço vermelha. Isto deve-se, principalmente, a duas causas:
- Maior salivação
É a partir desta altura que as glândulas salivares passam a funcionar de forma mais marcada, pelo que é normal os bebés começarem a “babar-se” cada vez mais e isso vai manter a região abaixo da mandíbula mais molhada e, consequentemente, com a pele mais irritada
- Posição deitada
O facto de os bebés desta idade ainda não se conseguirem manter sentados sem apoio faz com que seja muito difícil manter o pescoço seco, o que favorece também o surgimento destas zonas vermelhas e inflamadas
Nestas situações, o principal conselho é tentar manter a zona afetada o mais seca possível. Não é fácil fazê-lo, pelos motivos exposto acima, mas deve ser uma preocupação dos pais. Para além disso, pode ajudar colocar um pouco de creme da fralda, que é mais cicatrizante, para ver se ajuda.
Nos casos em que não é suficiente, pode ser necessário aplicar um corticoide, mas isso implica sempre uma avaliação e prescrição médica.