A atenção é uma capacidade intelectual bastante complexa e que depende, essencialmente, de dois fatores principais:
- Desenvolvimento da criança
Sendo uma das designadas funções cognitivas superiores, a atenção necessita da ativação de circuitos neuronais que se vão estabelecendo com o próprio crescimento d ecad acriança. Assim, é normal que o tempo de atenção varia em função da idade, aumentando à medida que as ligações neuronais no cérebro se vão desenvolvendo também.
- Motivação
Como é lógico, todos nós conseguimos estar mais atentos quando se trata de algo que nos parece importante e/ou interessante e com as crianças passa-se exatamente o mesmo. A questão é que, particularmente nos primeiros anos de vida, a descoberta do mundo é tão empolgante que as crianças parecem querer “absorver” tudo de forma rápida, pelo que é perfeitamente normal (e até desejável) que vão mudando o foco da atenção de forma bastante rápida.
Posto isto, é fácil perceber que a capacidade de atenção/concentração de cada criança é muito variável e que varia bastante de caso para caso.
No entanto, deixo de seguida uma estimativa geral para os tempos de atenção para cada idade em particular, sendo que, tal como já frisei, são apenas estimativas e que podem variar entre crianças:
- 1 ano: 3 a 5 minutos;
- 2 anos: 4 a 10 minutos;
- 3 anos: 6 a 15 minutos;
- 4 anos: 8 a 20 minutos;
- 5 anos: 10 a 25 minutos;
- 6 anos: 12 a 30 minutos;
- 7 anos: 14 a 35 minutos;
- 8 anos: 16 a 40 minutos;
- 9 anos: 18 a 45 minutos;
- 10 anos: 20 a 50 minutos.