A diabetes mellitus é uma doença que se carateriza pela dificuldade em controlar os níveis de açúcar no sangue e que afeta, virtualmente, todos os órgãos. Pode- se dividir em dois grandes grupos:
– Diabetes mellitus tipo 1
É uma doença auto-imune, na qual o organismo reconhece as células do pâncreas como sendo “estranhas” e ataca-as, destruindo o seu próprio órgão. Não se sabe ainda qual é a causa, mas, com a destruição do pâncreas, o organismo deixa de produzir insulina e os níveis de açúcar no sangue perdem o seu mecanismo de controlo. É o tipo de diabetes mais comum na infância e quase sempre surgem em idade pediátrica.
– Diabetes mellitus tipo 2
Neste caso o pâncreas produz insulina, mas as células do organismo não reconhecem a sua função, ou seja, há uma resistência à ação da insulina. Este tipo de diabetes associa-se ao excesso de peso e obesidade e, até há alguns anos atrás, era quase exclusivo dos adultos. Infelizmente, com o aumento da obesidade infantil, têm surgido cada vez mais casos de diabetes mellitus tipo 2 também em idade pediátrica.