A maior parte das mães e dos pais não fuma em frente aos seus filh@s, principalmente por dois motivos:
· O fumo passivo é igualmente perigoso
· Consideram que pode não ser um bom exemplo e preferem não o fazer
É precisamente este último ponto que eu gostava de abordar. É inegável que fumar tem um potencial muito grande de criar dependência e, por esse motivo, faz todo o sentido que os bebés e crianças não vejam as suas pessoas de referência a ter esse tipo de comportamento, para não lhes suscitar curiosidade nem servir de modelo.
No entanto, há outros comportamentos igualmente “viciantes” que nós, adultos, estamos constantemente a promover junto dos nossos filh@s. (ainda que inconscientemente é sem essa intenção) e eu queria destacar um: o uso dos telemóveis.
Cada vez que pegamos no telemóvel em frente aos nossos filh@s estamos a passar-lhes a mensagem de que é algo “normal” e seguro, pelo que é perfeitamente expectável que eles fiquem com curiosidade e com vontade de fazer igual quando tiverem oportunidade para isso. E vão, seguramente, fazê-lo…
Por isso mesmo, gostava de deixar um conselho claro: se tem filh@s pequenos, não pegue no seu telemóvel em frente a eles. Se fuma, acredito que também tenha esse cuidado e faz sentido pensar neste tema de forma semelhante.