A dor é um sintoma tão importante que, atualmente, é considerada o 5º sinal vital. Trata-se de um sinal de alerta do nosso organismo e, como tal, deve ser sempre valorizada. Em idade pediátrica, felizmente muitas vezes está associada a doenças que não têm muita gravidade, mas isso não implica que deva ser ignorada ou desvalorizada.
Assim, se o seu filh@ se queixar de dores, independentemente do local afetado, deve avaliar o seu bem-estar. Se ele estiver queixoso, faz sentido aliviar a dor com uma massagem local (se adequado), com aplicação de frio (se indicado também) e/ou com a administração de um analgésico.
Não há justificação nenhuma em deixar uma criança com dores, nem isso vai “mascarar” o quadro clínico, pelo que não deve ter receio em valorizar adequadamente o conforto do seu filh@.