A maior parte das doenças da infância são infecciosas e, dentro destas, a maioria é provocada por vírus. Isto significa que não apresentam um risco ou gravidade significativos para as crianças que as contraem, mas se houver contágio de uma mulher grávida o cenário pode mudar de figura. E isso deve-se ao facto de alguns vírus poderem causar complicações durante o período embrionário, aumentando o risco de abortamento ou então de malformações.
As principais doenças “pediátricas” que entram neste grupo são:
É uma doença típica da infância, sendo que, até à adolescência, cerca de 90% das crianças já contactou com este vírus. Pelo maior risco de complicações a partir desta idade é também pelo risco associado à varicela durante a gravidez, está indicada a sua administração a adolescentes que nunca tiveram esta doença. Durante a gravidez, o maior risco para o bebé ocorre quando surge varicela nos primeiros 3 meses ou então nos 3 dias antes do parto.
- ª doença ou doença “da criança esbofetada” (parvovírus)
É uma doença bastante comum e, como o nome indica, as crianças apresentam as faces vermelhas, quase como se tivessem levado uma bofetada. Pode ou não dar febre e, após alguns dias, é normal surgirem manchas no corpo todo.
- Infeção por citomegalovírus
É uma infeção extremamente comum e que da sintomas in específicos, com predomino das queixas respiratórias. Não existe forma de prevenção.
- COVID-19
Os estudos demonstram que a COVID-19 durante a gravidez pode aumentar o risco de parto prematuro.
Em jeito de conclusão, diria que é importante que é desejável que as grávidas evitem o contacto com estes vírus, o que nem sempre é fácil de conseguir (até porque o contágio de muitas destas situações começa antes das manifestações se tornarem evidentes). Apesar de tudo, também é importante esclarecer que, felizmente, na maior parte das vezes em que estas infeções surgem durante a gravidez, o desfecho é bom e não surge nenhuma complicação. No entanto, como esse risco é imprevisível, o melhor mesmo é prevenir evitando o contacto sempre que possível.