Boa pergunta!
Há várias razões para que os pequeninos chorem e fiquem irritados quando vão para a cama, mas posso dizer-vos que “o meu filho odeia dormir” ou “o meu filho odeia a cama” ou “a cama tem picos” quase nunca é a verdadeira questão.
Um bebé pode chorar quando vai para a cama se:
* Está demasiado cansado. Nestes momentos, resistem a tudo e irritam-se com tudo. E custa-lhes acalmar até para comer ou dormir.
* Não está cansado o suficiente ou preparado para ir descansar. Há pequeninos que têm pouco tempo de “chão” ou que são postos na cama para dormir quando não estão ainda preparados para isso. Se não tivermos em consideração as necessidades actuais de descanso, podemos dificultar a ida para a cama.
* Têm cólicas, no caso de bebés mais pequeninos. Estar deitados pode fazer com que fiquem mais desconfortáveis.
* Sofrem de refluxo. E estar deitados pode fazer com que fiquem consideravelmente desconfortáveis.
* Sentem-se “perdidos” – no caso de bebés recém-nascidos e que têm ainda muito reflexo de Moro (bracinhos que se agitam e que por vezes lhes dão sensação de “queda”) pode ajudar muito se lhes fizermos uma envolta ou se os deitarmos “encaixados” num ninho (que cumpra as recomendações de segurança).
* Há algo colorido, luminoso ou que lhes prende a atenção. Os nossos bebés são pequenos “cataventos” que se distraem e estimulam facilmente. Sem o ambiente correcto, dormir pode ser mesmo uma grande chatice pois descobrir e explorar o mundo é muito mais interessante.
* Estão com fome e esperam comida, não a sua cama.
* Estão a ser colocados a dormir de uma forma diferente daquela a que estão habituados. Por exemplo, são normalmente embalados e adormecidos em movimento e desta vez são colocados ainda acordados na cama – ficam confusos porque o “método” mudou e choram para nos dizer que não entendem o que se passa.
Ainda assim, mesmo quando são deitados na “hora certa”, quando sabem regular-se e adormecer sozinhos como profissionais há alguns bebés que choram antes de dormir. Seja no colo, no carrinho ou na cama. Percebemos que este é um chorico de sono, de cansaço, de “desligar”. São normalmente os bebés que quando crescem passam a conversar ou a cantar sozinhos antes de adormecer.
Quando são colocados na cama e choram, os bebés não o fazem por se sentirem abandonados ou inseguros. Pensar isso seria minimizar de forma quase absurda o impacto que o nosso amor, cuidado e carinho tem nos nossos filhos. Quase como se nada do que fazemos e sentimos com eles valesse de nada e a segurança ficasse resumida ao momento do adormecer. O colo que damos de dia, as brincadeiras, o olho no olho e pele com pele, os sorrisos, os carinhos, as mãos dadas, a cumplicidade… o viver no seio de uma família que se ama, se cuida e respeita é o que traz o verdadeiro sentido de segurança e afecto a todos nós. Os bebés não são diferentes. Porque Amar e sentir-se Amado é tão, mas tão mais do que o momento em que nos deitamos numa cama.