No quizz deste mês tivemos uma questão extremamente frequente no dia-a-dia das crianças. O caso era o seguinte:
“O seu filho tem 5 anos e começou a sangrar do nariz sem motivo aparente. Qual a atitude mais correcta a adoptar?”
As opções eram um pouco parecidas entre elas, mas importa perceber as diferenças, pelo que aqui fica a análise de cada uma das alíneas:
- Inclinar a cabeça para trás e pressionar apenas a narina que sangra durante 5 minutos;
Esta opção está incorrecta, porque não se deve inclinar a cabeça para trás, uma vez que essa posição não permite controlar visualmente o sangramento e aumenta o risco de o sangue escorrer para os pulmões e/ou estômago. Para além disso, pressionar apenas a narina que sangra é pouco eficaz e não está recomendado.
- Inclinar a cabeça para trás e pressionar as duas narinas durante 5 minutos;
Nesta opção, o facto de se pressionar as duas narinas está correcto, mas, tal como na opção anterior, a posição da cabeça está incorrecta.
- Inclinar a cabeça para a frente e pressionar apenas a narina que sangra durante 5 minutos;
Nestes casos a cabeça deve ser inclinada para a frente, mas a pressão não deve ser feita apenas numa das narinas, pelo que a opção está também incorrecta.
- Inclinar a cabeça para a frente e pressionar as duas narinas durante 5 minutos.
Sempre que há um sangramento do nariz, devemos colocar a cabeça inclinada para a frente, para observar se a hemorragia permanece activa e também para impedir a entrada de sangue para os pulmões e estômago. Para além disso, a pressão deve ser feita nas duas narinas, para que seja mais eficaz o controlo da hemorragia. Esta opção é a correcta.