À medida que prossegue o plano de vacinação contra a COVID-19, esta tem sido uma das perguntas mais recorrentes.
Na verdade, ainda não existem estudos específicos sobre a administração desta vacina em mães que estejam a amamentar, mas existem recomendações internacionais (CDC, por exemplo) e portuguesas (DGS), que afirmam o seguinte:
- CDC – Baseado na forma como as vacinas atuam no organismo, não é esperado que exista risco para as mães que amamentam ou para os seus bebés. Por esse motivo, pode ser administrada a vacina contra o novo coronavírus às mães que estão a amamentar. Os estudos mais recentes parecem demonstrar as mães a quem foram administradas vacinas de mRNA excretam no seu leite anticorpos, o que pode ser um fator de proteção para os seus bebés. São necessários, contudo, mais estudos para atestar qual o grau de proteção conferido por esses anticorpos.
DGS – Desconhece-se se a vacina é excretada no leite humano, no entanto, com os dados existentes sobre estas vacinas, não é expectável a existência de efeitos adversos na criança amamentada. As mulheres a amamentar podem ser vacinadas. Não se recomenda parar a amamentação, antes ou depois da vacinação.