Camara expansora. Uma ajuda preciosa

Camara expansora. Uma ajuda preciosa


A Pandemia requer todos os dias, a toda a população, a todos os profissionais de saúde, um enorme esforço e adaptação.
Nesta fase, mais do que nunca, as recomendações na idade pediátrica privilegiam o uso de inaladores com camara expansora, em substituição dos nebulizadores.

A camara Expansora permite a administração dos aerossóis, com risco muito mais reduzido para os Pais e Equipas de Saúde.
É por isso que, praticamente todas as unidades de saúde com atendimento pediátrico, estão a solicitar aos Pais e Familiares diretos, que em caso de ocorrência ao serviço de urgência pediátrico se faça acompanhar da sua Máscara Expansora.
Para quem nunca utilizou este mecanismo, não se preocupe. É extremamente fácil e intuitivo.
Assim:
  1. A criança deve estar sentada.
  2. Adaptar o inalador à camara para que este fique em posição vertical e dar indicação à criança para efectuar uma inspiração lenta, após activação do inalador.

  3. Nas crianças mais pequenas, habitualmente com idade inferior a 4 anos, poderá ser necessária a utilização de uma máscara facial, que deverá ser correctamente adaptada. Neste caso apos activação do inalador, a mesma deve ser mantida durante 5 a 10 ciclos respiratórios, mais ou menos 10 a 15 segundos.

  4. Caso tenha de efectuar mais do que uma inalação (depende da prescrição médica), pode aguardar cerca de 1 minuto entre as 2 activações.
  5. Findo o tratamento, a mascara ou o bucal, deverão ser devidamente lavados com água quente e detergente.
O procedimento é simples e minimiza o risco de contágio.
Obrigado a todos os que estão a cumprir cuidadosamente todas as recomendações.
Vamos todos Ficar bem 🙂

Por José Coentrão, especialista em enfermagem.

Partilhar o Artigo