A história do seu filho começa aqui!


Os primeiros 1000 dias de vida (gravidez e primeiros dois anos) são um período mágico, que deve ser aproveitado da melhor forma por todos os pais (Os primeiros 1000 dias de vida do seu filho são fundamentais!). É um período fantástico para se usufruir do presente, mas, acima de tudo, uma altura-chave para se poder programar todo o futuro, em termos de crescimento, desenvolvimento e estado de saúde. E essa responsabilidade deve ser sentida como algo bom e positivo e não como uma dificuldade ou fatalidade.

Por esse motivo, deve aproveitar todos os momentos para fazer da vida do seu filho um trajeto especial, conhecendo todas as etapas pelas quais ele vai passando, identificando precocemente sinais de possíveis desvios da normalidade e, como é lógico, entendendo e indo ao encontro das suas necessidades. Todo o processo de maternidade e paternidade começa com a concepção (muitas vezes até antes), atinge o seu age com o nascimento e completa-se dia após dia. Esse caminho é longo e, por vezes, um pouco tortuoso, mas é ao percorrê-lo que os filhos crescem enquanto filhos e os pais crescem enquanto pais. Essa é a maior satisfação que se pode sentir, perceber que todos os dias se pode fazer a diferença!

O conhecimento é uma arma poderosíssima, mas, mais importante ainda, são as escolhas que se fazem baseadas nele. Questione muito, informe-se permanentemente (e bem!) e, depois, tome as suas decisões. Não vai acertar sempre (é inevitável!), mas há sempre um dia de “amanhã” para corrigir. No entanto, há particularidade e vulnerabilidades dos bebés que são fundamentais conhecer, para aumentar a probabilidade de se optar pelas escolhas certas. É um clichê afirmar que as crianças não são adultos em miniatura, mas isso é absolutamente verdade e algo que deve estar sempre presente, principalmente quando se fala de bebés e crianças pequenas.

Todos os dias contam na vida de um filho, mas os primeiros 1000 são determinantes para que todos os outros sejam usufruídos em pleno. Respire fundo, faça um sorriso e aproveite-os ao máximo!

A história do seu filho começa aqui!

(Pode saber mais sobre este assunto no meu livro novo O LIVRO DO SEU BEBÉ!)


 

Partilhe o artigo

Partilhar o Artigo