Medo do escuro e de ficar sozinho

Home Fóruns Sono Medo do escuro e de ficar sozinho

A visualizar 1 artigo (de um total de 1)
  • Autor
    Artigos
  • #7827
    Ana C.
    Participante

    O meu filho tem 6 anos e sempre pediu companhia para adormecer (já tentei algumas estratégias, incluindo o “vou ali e já venho”, mas ele fica muito ansioso, e muitas vezes até se levanta e vem ter comigo). Também sempre acordou a meio da noite – quando era mais pequeno chamava, agora levanta-se e vem até à nossa cama. Das vezes que tentei levá-lo de volta para a sua cama, ele ficou mas passado pouco tempo torna a acordar e vem de novo para a nossa cama. Quando vem, deita-se e adormece quase instantaneamente.
    Apesar destas coisas, ele estava habituado a adormecer na sua cama, e isso nunca constituiu problema. No entanto, há cerca de 6 meses começou a dizer que não queria dormir no seu quarto, porque nele há “maus”. Noto que ele tem medo da noite (durante o dia corre tudo bem), porque quando está escuro não quer andar pela casa sozinho – ensinei-o a acender as luzes pelo caminho, e até fico a olhar à distância, mas ele não quer ir sozinho, e quando o faz vai e volta a correr. Também não quer ficar sozinho no seu quarto, mesmo com a luz acesa. O melhor que consigo é pedir para ele ficar a contar até 30, por exemplo, e ele assim fica, mas sempre ansioso. Por outro lado, ele diz muitas vezes que não quer ficar sozinho, e pede muito para eu ficar a dormir com ele.
    Sempre achei que ele iria crescer e isto iria passar, mas não vejo melhoras e talvez até tenha piorado, porque agora nem no quarto dele quer adormecer.
    A dificuldade em adormecer sozinho, o acordar a meio da noite, o medo do escuro, o medo de estar sozinho e o já não querer o seu próprio quarto faz-me estar preocupada com esta situação. Podem aconselhar-me?

A visualizar 1 artigo (de um total de 1)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

Bem vindo à “Pediatria para Todos”

Podcast MOMENTO A S.Ó.S.

Mais do que um podcast sobre crianças, este é um podcast sobre mães e pais, humanamente imperfeitos, mas movidos pela maior força que existe à face da Terra: o amor incondicional que sentem pelas crianças das suas vidas!

Artigos Recomendados