Cursos (Brevemente)
Login
Segunda-feira, Maio 19, 2025
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
No Result
View All Result

As crianças com febre devem ir à escola?

Hugo Rodrigues por Hugo Rodrigues
Novembro 17, 2015
em Doenças
0
Home Doenças
0
SHARES
899
VIEWS
Partilhar no FacebookPartilhar no WhatsApp
Ib-u-ron
Esta é, sem dúvida, uma questão muito quente e que gera bastantes discussões, pelo que vou tentar analisá-la de uma forma prática e objectiva.
A maior parte das situações de febre em Pediatria diz respeito a infecções víricas, pouco graves e que passam com o tempo, sem necessidade de nenhum tipo de medicação. Partindo deste pressuposto, seriam poucas as situações de febre que deveriam contraindicar a ida para a Creche/Jardim/Escola por parte das crianças. Há inclusivamente um Decreto Regulamentar de 1995 que especifica quais as doenças de evicção escolar obrigatória.
No entanto, é importante também perceber que a febre é um marcador de que a infecção está activa e, mesmo que seja ligeira, pode indicar que existe risco de contágio. De qualquer forma, apesar de desconfortável, o contacto com estas doenças pode ser benéfico, pois ajuda a estimular as defesas do organismo, pelo que nem tudo é negativo.
Mesmo sendo muito comum, é um sintoma (e não uma doença!) que causa muitas vezes desconforto e mal-estar, pelo que dificulta a integração das crianças no seu meio escolar, uma vez que elas passam a ter necessidade de mais atenção e disponibilidade, que nem sempre é fácil de corresponder.
Fazendo um apanhado de todas estas condicionantes, e em jeito de conclusão, acho que as crianças com febre não devem por rotina ir à escola, sempre que haja outra alternativa. Acaba por ser bom para elas, que ficam num ambiente mais “mimado” um bocadinho (o que é agradável quando se está doente) e para as outras crianças, que acabam por ter menor probabilidade de serem contagiadas pelo microorganismos em causa.
Gostaria, contudo, de ressalvar uma situação, que acaba por ser uma realidade bastante presente. Há alguns pais que têm situações profissionais extremamente delicadas e para os quais a falta ao trabalho pode ditar a não renovação de um contrato e consequente despedimento. Apesar da lei os proteger na teoria, para esses casos é preciso ter alguma sensibilidade e não me choca que, pontualmente, crianças com febre possam ir à escola nessa condição, desde que a criança esteja bem, com bom estado geral e sem nenhum critério de gravidade ou sinal de alarme. De qualquer forma, volto a frisar que é uma situação de excepção, que não deve nunca ser encarada como regra.
Tags: Doenças
Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”
Artigo Anterior

As crianças intolerantes à lactose podem comer iogurtes normais?

Próximo Artigo

A próxima segunda-feira é a última do mês

Hugo Rodrigues

Hugo Rodrigues

Sou Pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo. Sou também docente na Escola de Medicina da Universidade do Minho e formador pelo European Ressuscitation Council na área de Emergências Pediátricas. Participo regularmente nos programas “A Tarde é Sua” da TVI e “Filhos e Cadilhos” do Porto Canal e escrevo também para a Revista Saúda, para o site da Revista Visão e para a plataforma Simply Flow – by Fátima Lopes. Colaboro ainda, pontualmente, com outros meios de Comunicação Social e sou autor dos livros “Pediatra para todos”, “Primeiros Socorros – Bebés e Crianças” e o mais recente livro "O Livro do seu Bebé".

Relacionados

Varicela – tudo o que deve saber
Doenças

Varicela – tudo o que deve saber

Junho 7, 2024
Que tipos de diabetes mellitus existem?
Doenças

Que tipos de diabetes mellitus existem?

Abril 26, 2024
Gastroenterite aguda – o que é?
Doenças

Gastroenterite aguda – o que é?

Abril 19, 2024
Gastroenterite aguda – o que fazer?
Doenças

Gastroenterite aguda – o que fazer?

Abril 19, 2024
Ver Mais
Próximo Artigo
Dia 9 de Setembro volto às “Queridas manhãs” na SIC

A próxima segunda-feira é a última do mês

Bem vindo à “Pediatria para Todos”

Podcast MOMENTO A S.Ó.S.

Mais do que um podcast sobre crianças, este é um podcast sobre mães e pais, humanamente imperfeitos, mas movidos pela maior força que existe à face da Terra: o amor incondicional que sentem pelas crianças das suas vidas!

Siga-nos no Facebook

Categorias

  • Alimentação (84)
  • Amamentação (16)
  • Artigos de Parceiros (43)
  • Artigos dos Especialistas (89)
    • Babywearing (6)
    • Cirurgia Pediátrica (11)
    • Enfermagem (9)
    • Massagem Infantil (5)
    • Motricidade Humana (1)
    • Oftalmologia Pediátrica (3)
    • Osteopatia Pediátrica (9)
    • Parentalidade (9)
    • Pedagogia (8)
    • Psicologia (6)
    • Segurança Rodoviária (3)
    • Sono (11)
    • Terapia da Fala (4)
    • Terapia Ocupacional (4)
  • Conselhos (360)
  • Crónicas (8)
  • Curiosidades (128)
  • Doenças (188)
  • Eventos (14)
  • Mitos (21)
  • Segurança (32)
  • Vacinas (30)

Artigos Recomendados

O meu filho teve febre e agora tem manchas no corpo – será normal?

O meu filho teve febre e agora tem manchas no corpo – será normal?

9 anos atrás
O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

9 anos atrás
O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos – serão lombrigas?

O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos – serão lombrigas?

11 anos atrás
O que é um granuloma umbilical?

O que é um granuloma umbilical?

12 anos atrás

Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”

Links Úteis

  • Sociedade Portuguesa de Pediatria
  • Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI)
  • Direcção-Geral de Saúde
  • E-lactancia (informação sobre os medicamentos que se podem tomar quando se amamenta)

Contactos

Augusta Matos Clínicas.
Av. Luís de Camões 54,
4900-473 Viana do Castelo

Tlf.: 912 130 881
(chamada para a rede móvel nacional)

Email: info@pediatriaparatodos.com
www.pediatriaparatodos.com

Suporte Informático: suporte@pediatriaparatodos.com

  • Política de Privacidade

© 2024, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tcit.pt

No Result
View All Result
  • Home
  • Blog
  • Crónicas
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Contactos
  • Podcast
  • Log in

© 2024, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tcit.pt

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de media social e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos estas informações com os nossos parceiros de media social e análise. Consultar a nossa Política de Privacidade.