Numa altura em que se fala tanto do jogo Pokemon Go, decidi escrever sobre algo que, apesar de menos mediático, é capaz de ser uma opção bem mais interessante para se fazer em família: o Geocaching.
Trata-se de um jogo, uma espécie de “caça ao tesouro” em que o objectivo é descobrir as chamadas caches, que se escondem tanto em meios urbanos como periféricos. Podem ser pequenas caixas, rolos de papel ou apenas enigmas que têm que ser descobertos por quem joga. Existem actualmente mais de 2.500.000 caches espalhadas por todo o Mundo e, só em Portugal, mais de 30.000 participantes deste “jogo”.
O modo de funcionar é muito simples: através do site
www.geocaching.com ou da App do site pode ter acesso ao mapa onde estão assinaladas todas as
caches. Depois, só tem que seleccionar uma delas e, através das coordenadas GPS que lhe são dadas, chegar ao local. A maior parte tem ainda uma dica/enigma para decifrar e que lhe permite ajudar a encontrar o local onde se esconde o “tesouro”. Este é apenas 1 papel onde escrevemos o nosso nome, para comprovar que estivemos ali e que permite podermos registar no nosso mapa online que descobrimos a respectiva
cache. Com isso, aparece nesse ponto um
smile e, claro, o objectivo é encher o mapa com esses bonequinhos amarelos bem sorridentes. Não é uma actividade materialista, porque na verdade não se ganha nada de “palpável”, apenas o prazer de conseguir descobrir o local indicado. Apesar disso, nalgumas
caches existem pequenos objectos, que as pessoas vão trocando por outros, como uma forma de comunicação com quem vier a seguir.
Cada cache tem um significado, que pode ser dar a conhecer um local ou monumento, uma história ou simplesmente assinalar algo que se pretende celebrar.
Aqui ficam algumas vantagens do Geocaching, quando realizado em família:
- é uma actividade de exterior e que acaba por fomentar a actividade física
- permite o contacto com a Natureza e conhecer locais que, de outra forma, não se conheceria
- estimula as crianças a decifrar dicas e enigmas
- tem o “bónus” das trocas, que as crianças valorizam sempre pelo factor surpresa
Se ficou entusiasmado, o melhor conselho que lhe posso dar é: experimente! Vai ver que é ainda mais interessante quando começar a jogar…