Vacina contra a tuberculose (BCG) e coronavírus: qual a relação?


Nos últimos dias tenho recebido imensas dúvidas sobre os dados que indicam um possível papel protector da vacina contra a tuberculose (BCG) relativamente à infecção e mortalidade pelo coronavírus. Como em Portugal essa vacina não é administrada de forma universal, estando apenas indicada para grupos de risco, importa esclarecer alguns aspectos importantes:

  • É uma relação estatística, (ainda) não comprovada

Com base nos estudos disponíveis actualmente, a relação entre a BCG e a redução da infecção e mortalidade pelo coronavírus é apenas uma associação estatística. Não está ainda provada nenhum tipo de relação causal, pelo que esse é o passo seguinte: demonstrar de forma inequívoca essa protecção e perceber os princípios teóricos que a justificam.

  • Não pode ser adquirida individualmente

A BCG é uma vacina particular, cuja eficácia varia muito consoante o fabricante. Para além disso, não está disponível para aquisição individual, pelo que não pode ser comprada pelos pais, mesmo que tenham essa vontade.

  • Não há indicação para introduzir no plano, segundo a DGS

Ontem, na conferência de imprensa, a Directora-Geral da Saúda (Drª. Graça Freitas) assumiu publicamente que a evidência científica não é robusta o suficiente para justificar uma mudança no Programa Nacional e Vacinação, que se traduza numa vacinação universal com a BCG. No entanto, é algo que deve ser acompanhado de forma permanente e com os dados novos que vão surgindo diariamente.

Em jeito de inclusão, gostaria apenas de reforçar a ideia de que este vírus é novo para todos nós e todos os dias têm sido de aprendizagem contínua. Isso significa um desafio enorme, porque o conhecimento está a ser construído em tempo real. Desse modo, tudo o que está escrito neste texto reflecte o que se sabe actualmente e é passível de ser alterado com dados novos que vão surgindo. Mas, à luz do que se sabe hoje, estes são os factos verdadeiros…

 

Nota: Para saber mais sobre esta vacina releia o post sobre esse assunto aqui, ainda relativo a quando a BCG era administrada de forma universal.


 

Partilhe o artigo

Partilhar o Artigo