A partir de amanhã há vários concelhos do país que vão estar sujeitos a regras específicas para diminuir a transmissão do coronavírus, particularmente o recolher obrigatório entre as 13:00 e as 5:00. Como é lógico, as implicações destas novas medidas são inúmeras e as crianças não fogem a essa regra. Por esse motivo, é importante pensar neste assunto de forma sensata, pelo que deixo aqui alguns pontos de reflexão:
• Aproveite o tempo que vai ter disponível com os seus filhos
A maior parte das crianças vai ter, nestes dias, aquilo de que mais gosta e mais precisa: tempo com os pais! Assim, deve ser uma prioridade dar qualidade a esse tempo, com brincadeiras e actividades que envolvam a interacção entre todos.
• Fuja às rotinas
As rotinas fazem parte do dia-a-dia de todas as famílias, mas com estas regras novas faz sentido abdicar parcialmente delas, se isso for proveitoso para todos. Porque não aproveitar para montar a árvore de Natal? Porque não fazer um dia de pijama? Porque não serem as crianças a cozinhar num dos dias (com a devida supervisão dos pais)? Porque não fazerem um concurso de talentos em casa? São apenas algumas das imensas hipóteses que se podem fazer…
• Resista à “tentação” dos ecrãs
Os ecrãs são a opção mais fácil sempre que se tem tempo disponível. Mas, precisamente porque não é habitual haver tanto tempo disponível, faz sentido que não sejam uma prioridade nos próximos dias. Podem ser utilizados, como é lógico, mas deve haver regra no tempo de utilização.
• Promova alguma actividade física
Uma das excepções ao recolher obrigatório é a realização dos chamados “passeios higiénicos”, nas imediações da habitação e apenas com os coabitantes. As crianças precisam de fazer actividade física, pelo que faz sentido planear alguns momentos em que possam ir para o espaço exterior (se for um quintal próprio, melhor ainda!) para elas poderem gastar energias e evitar um sedentarismo completo. Para além disso, dentro de casa podem dançar, saltar à corda ou fazer corridas de obstáculos, por exemplo. Tudo isso pode ser feito facilmente e sem necessidade de muito espaço ou trabalho.
• Brinque muito!
A palavra de ordem deve ser sempre essa: BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR! É uma necessidade de todas as crianças e deve também ser uma necessidade de todos os pais (veja mais sobre este assunto aqui). A pandemia trouxe muitas coisas negativas, mas trouxe algo extremamente precioso: tempo para as famílias poderem brincar em conjunto… Aproveitem bem esse tempo, será seguramente uma mais-valia enorme para todos!