Esta é uma pergunta muito frequente nas consultas, mas que tem uma resposta bastante simples, porque, na verdade, não há muitos “segredos”. Os três aspectos a ter em atenção são os seguintes:
- Flúor
Esta é, sem dúvida, a recomendação mais importante. Independentemente da idade, o dentífrico deve ter 1000-1500ppm de fluor e isso é extremamente importante de cumprir, de forma a garantir uma adequada protecção contra as cáries.
- “Tipo” de pasta
Embora existam pastas de dentes “infantis”, as pastas de adultos são sempre boa opção, logo desde os primeiros meses. O único cuidado a ter é não utilizar uma que seja branqueadora, porque é mais abrasiva para os dentes. Se optar por uma pasta de crianca, tenha apenas em atenção a quantidade de fluor, tal como explicado anteriormente.
- Sabor
É uma questão mais subjectiva, mas pode “pesar” de duas formas. Por um lado, se for um sabor mais agradável, a criança pode tolerar melhor a escovagem dos dentes. Por outro, se for mais doce, a probabilidade de comer o dentífrico é maior. Assim, deve ponderar e ver o que resulta melhor para o seu filho.
Por fim, importa reforçar a ideia de que os dentes devem começar a ser escovados logo após o seu surgimento, nos primeiros meses de vida, tal como explicado no seguinte post.