Cursos (Brevemente)
Login
Sábado, Maio 17, 2025
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
  • Home
  • Blog
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Crónicas
  • Contactos
  • Podcast
No Result
View All Result
Pediatria para todos®
No Result
View All Result

O valor terapêutico das células estaminais do cordão umbilical

Crioestaminal por Crioestaminal
Junho 9, 2021
em Artigos de Parceiros
0
Home Artigos de Parceiros
0
SHARES
440
VIEWS
Partilhar no FacebookPartilhar no WhatsApp

O sangue do cordão umbilical é enriquecido em células estaminais hematopoiéticas. Estas células são capazes de originar todos os tipos de glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Assim, o sangue do cordão umbilical, à semelhança da medula óssea, pode ser usado no tratamento de doenças do foro hemato oncológico, em doenças como leucemias, linfomas, alguns tipos de anemias, entre outras, quando é necessário reconstituir o sistema sanguíneo e imunitário dos doentes. Além disso, pela diversidade celular que é possível encontrar nesta fonte de células estaminais, o sangue do cordão umbilical está a ser testado, no âmbito de ensaios clínicos, noutras áreas, em crianças e em adultos, nomeadamente em doenças do foro neurológico (como autismo, paralisia cerebral e AVC).

O tecido do cordão umbilical é enriquecido noutro tipo de células, as células estaminais mesenquimais. Estas têm a capacidade de se diferenciar em células do tecido adiposo, do osso, ou da cartilagem, entre outros, sendo ainda capazes de regular a atividade do sistema imunitário. Deste modo, as células estaminais mensenquimais podem ser úteis no tratamento de doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla, assim como no contexto da transplantação como complementares das células estaminais hematopoiéticas.

MAIS DE 45.000 TRATAMENTOS REALIZADOS COM CÉLULAS ESTAMINAIS DO CORDÃO UMBILICAL

Atualmente, o sangue do cordão umbilical é utilizado no tratamento de mais de 80 doenças, nomeadamente em doenças do foro hemato-oncológico, em doenças como leucemias, linfomas, alguns tipos de anemias, mas também em doenças metabólicas e imunodeficiências, sendo já mais de 45.000 os transplantes realizados em todo o mundo (em adultos e em crianças) com recurso a esta fonte de células estaminais. O sangue do cordão umbilical é considerado uma fonte alternativa à medula óssea no contexto da transplantação hematopoiética.

No que respeita às células estaminais mesenquimais, apesar da sua utilização ser ainda experimental, temos assistido a uma aplicação cada vez maior destas células, nomeadamente em doenças com envolvimento do sistema imunitário.

ARMAZENAMENTO DAS CÉLULAS ESTAMINAIS DO CORDÃO UMBILICAL POR 25 ANOS

É possível armazenar as células estaminais do cordão umbilical durante longos períodos, através da criopreservação, que consiste na conservação de células a temperaturas negativas (muito baixas), para que, quando descongeladas, possam prosseguir a sua atividade normal. No laboratório, para se conseguir este tipo de preservação é necessária a utilização de um agente crioprotetor. Este agente é adicionado após o processamento inicial das amostras (quer de sangue quer de tecido de cordão umbilical). Depois desta adição, as amostras (enriquecidas em células estaminais) são inicialmente sujeitas a um arrefecimento gradual (até 150ºC negativos) e, depois, são colocadas em contentores abastecidos por azoto líquido, a uma temperatura de cerca de 190ºC negativos, aí permanecendo até serem necessárias.

Este processo é extremamente útil pois, dado que as células do sangue e do tecido do cordão umbilical podem ser criopreservadas e armazenadas durante anos sem perda significativa de viabilidade, permite que estejam imediatamente disponíveis em caso de necessidade.

TRATAMENTOS REALIZADOS COM CÉLULAS ESTAMINAIS GUARDADAS NO PRIMEIRO BANCO FAMILIAR PORTUGUÊS

O maior Grupo Europeu na área das células estaminais, o qual a Crioestaminal integra, já contribuiu para o tratamento de 99 crianças com células estaminais do sangue do cordão umbilical, 10 das quais, crianças portuguesas, que foram tratadas no âmbito de diferentes doenças, como a imunodeficiência combinada severa, a anemia aplástica grave, a paralisia cerebral e o autismo. Estes tratamentos foram realizados em Portugale no estrangeiro.

GUARDAR OU DOAR AS CÉLULAS ESTAMINAIS DO CORDÃO UMBILICAL

A Crioestaminal apresenta condições que permitem que todas as famílias portuguesas possam guardar este bem único

Os futuros pais podem optar por guardar as células estaminais do cordão umbilical para a sua família através de pagamentos anuais,  pagando no ano do nascimento do bebé apenas a adesão ao serviço e o primeiro pagamento anual.

Caso optem por não guardar este bem único para a sua família, podem doar a amostra de células estaminais do seu bebé para investigação à Crioestaminal, para que continue a desenvolver projetos de Investigação e Desenvolvimento, de modo a contribuir para o avanço da ciência e da medicina, com a produção de medicamentos para doenças atualmente sem tratamento, sendo que esta opção não representa qualquer custo

Os tratamentos com células estaminais são uma realidade, é importante não as desperdiçar.

Tags: Crioestaminal
Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé” Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”
Artigo Anterior

Vem aí a praia: 5 dicas para que a dermatite atópica não atrapalhe

Próximo Artigo

As grávidas podem tomar a vacina contra a COVID-19?

Crioestaminal

Crioestaminal

Relacionados

São mais de 90 as doenças graves que podem ser tratadas com células do Sangue do Cordão Umbilical
Artigos de Parceiros

São mais de 90 as doenças graves que podem ser tratadas com células do Sangue do Cordão Umbilical

Novembro 8, 2024
Clampagem tardia do cordão umbilical e colheita de células estaminais
Artigos de Parceiros

Clampagem tardia do cordão umbilical e colheita de células estaminais

Setembro 6, 2024
Realizados mais de 60 mil Transplantes de Sangue do Cordão Umbilical
Artigos de Parceiros

Realizados mais de 60 mil Transplantes de Sangue do Cordão Umbilical

Setembro 27, 2023
Tratamento de Crianças com paralisia cerebral com células estaminais do cordão umbilical
Artigos de Parceiros

Tratamento de Crianças com paralisia cerebral com células estaminais do cordão umbilical

Setembro 27, 2023
Ver Mais
Próximo Artigo
As grávidas podem tomar a vacina contra a COVID-19?

As grávidas podem tomar a vacina contra a COVID-19?

Bem vindo à “Pediatria para Todos”

Podcast MOMENTO A S.Ó.S.

Mais do que um podcast sobre crianças, este é um podcast sobre mães e pais, humanamente imperfeitos, mas movidos pela maior força que existe à face da Terra: o amor incondicional que sentem pelas crianças das suas vidas!

Siga-nos no Facebook

Categorias

  • Alimentação (84)
  • Amamentação (16)
  • Artigos de Parceiros (43)
  • Artigos dos Especialistas (89)
    • Babywearing (6)
    • Cirurgia Pediátrica (11)
    • Enfermagem (9)
    • Massagem Infantil (5)
    • Motricidade Humana (1)
    • Oftalmologia Pediátrica (3)
    • Osteopatia Pediátrica (9)
    • Parentalidade (9)
    • Pedagogia (8)
    • Psicologia (6)
    • Segurança Rodoviária (3)
    • Sono (11)
    • Terapia da Fala (4)
    • Terapia Ocupacional (4)
  • Conselhos (360)
  • Crónicas (8)
  • Curiosidades (128)
  • Doenças (188)
  • Eventos (14)
  • Mitos (21)
  • Segurança (32)
  • Vacinas (30)

Artigos Recomendados

O meu filho teve febre e agora tem manchas no corpo – será normal?

O meu filho teve febre e agora tem manchas no corpo – será normal?

9 anos atrás
O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

9 anos atrás
O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos – serão lombrigas?

O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos – serão lombrigas?

11 anos atrás
O que é um granuloma umbilical?

O que é um granuloma umbilical?

12 anos atrás

Compre aqui – “O Livro do seu Bebé”

Links Úteis

  • Sociedade Portuguesa de Pediatria
  • Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI)
  • Direcção-Geral de Saúde
  • E-lactancia (informação sobre os medicamentos que se podem tomar quando se amamenta)

Contactos

Augusta Matos Clínicas.
Av. Luís de Camões 54,
4900-473 Viana do Castelo

Tlf.: 912 130 881
(chamada para a rede móvel nacional)

Email: info@pediatriaparatodos.com
www.pediatriaparatodos.com

Suporte Informático: suporte@pediatriaparatodos.com

  • Política de Privacidade

© 2024, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tcit.pt

No Result
View All Result
  • Home
  • Blog
  • Crónicas
  • Especialistas
  • Parceiros
  • Fórum
  • Contactos
  • Podcast
  • Log in

© 2024, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tcit.pt

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de media social e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos estas informações com os nossos parceiros de media social e análise. Consultar a nossa Política de Privacidade.