O inverno está a chegar e, com ele, chegam também as infeções respiratórias, tais como as gripes e constipações. Por esse motivo, importa conhecer um pouco mais sobre estas doenças e, acima de tudo, o que se pode fazer para prevenir o seu aparecimento.
O primeiro conceito a reter é que as gripes e constipações são provocadas por vírus e, por esse motivo, são bastante contagiosas. No entanto, os vírus não se conseguem “movimentar” sozinhos, pelo que precisam sempre de ser transmitidos de pessoa para pessoa para poder circular. E podem fazê-lo de duas formas distintas:
- Transmissão direta
Estes vírus alojam-se no nariz e garganta e são eliminados através de gotículas respiratórias, sempre que alguém espirra, tosse ou, eventualmente, fala. Por isso, o contacto direto entre crianças aumenta muito a probabilidade de aquisição destas infeções e justifica as altas taxas de contágio.
- Transmissão através de superfícies
As mesmas gotículas respiratórias que passam diretamente de uma pessoa para a outra podem depositar-se nas superfícies e permanecer lá por períodos variáveis. E, sempre que alguém contactar com essas superfícies e depois levar as mãos aos olhos, nariz ou boca, vai acabar por inocular os vírus e, potencialmente, desenvolver também a doença. Esta forma de contágio é bastante frequente, particularmente com crianças, que são naturalmente curiosas e gostam de mexer “em tudo”.
Percebendo esta dinâmica, é fácil entender que há algumas medidas simples e importantes de implementar, para minimizar probabilidade de contágio. Algumas delas são as seguintes:
- Ventilar bem os espaços fechados;
- Higienizar frequentemente as mãos, de forma correta;
- Desinfetar adequadamente as roupas e superfícies, para minimizar a acumulação de vírus e bactérias.
Particularmente em relação a este último aspecto, é importante ter em atenção que o efeito benéfico se faz sentir para as infeções respiratórias, mas também para outras infeções que se podem transmitir da mesma forma, nomeadamente gastroenterites ou outras doenças semelhantes. E é por esse motivo que Lysol Spray Desinfetante é um ótimo aliado, pois permite desinfetar sacos, sapatos, e outros objetos à entrada de casa, evitando que vírus e bactérias entrem nas nossas casas. Desta forma, estamos a proteger não só as crianças, mas também os adultos do contacto com esses microorganismos potencialmente nocivos.
Conheça mais sobre Lysol e os seus produtos em: https://www.lysol.pt/