- Vómitos. Habitualmente são o primeiro sintoma a surgir. Duram, em média, dois a três dias e podem causar desidratação. Tratam-se reforçando a hidratação oral da criança (de preferência com um soro de hidratação oral, que se vende em todas as farmácias), mas sempre aos poucos, para não encher o estômago.
- Diarreia. É o sintoma mais típico das gastroenterites. Muitas vezes surge só depois dos vómitos, mas pode também ser o primeiro a surgir. Dura, em média, quatro a cinco dias, mas pode ser mais prolongada. Raramente provoca desidratação isoladamente, mas é importante compensar essas perdas de líquidos através de um soro de hidratação oral.
- Dor de barriga. É muito frequente e a característica mais comum é uma dor intermitente, que aumenta e diminui de intensidade de forma espontânea, difusa e que pode ser bastante intensa. Os analgésicos (paracetamol e ibuprofeno) não são muito eficazes para este tipo de dor, mas podem ser tentados.
- Febre. Não é forçoso surgir, mas pode acontecer. O mais habitual é não ser muito elevada e, na maior parte dos casos, o estado geral da criança mantém-se bom quando baixa a febre.As gastroenterites são situações muito frequentes e, geralmente, não causam grandes complicações. No entanto, é sempre fundamental garantir uma correcta hidratação da criança, uma vez que a desidratação é a complicação mais frequente.