A varicela é uma das infeções mais comuns em crianças.
O diagnóstico é muito fácil de fazer, pois origina umas borbulhas na pele, com as seguintes características:
- Atingem habitualmente a face e o couro cabeludo. Este aspecto é típico, pois são um dos primeiros locais a ser afectados, na maioria dos casos. Aliás, é raro não haver o atingimento da face e do couro cabeludo.
- Muitas das lesões apresentam vesículas. O aspecto mais típico é a ponta das borbulhas ter uma pequena bolha de água transparente (vesícula), o que ajuda a distinguir a varicela de outras situações.
- Fases diferentes. As lesões na varicela não surgem todas no primeiro dia. Vão aparecendo ao longo de dois, três dias, ocorrendo fases diferentes de evolução. Na verdade, este é o aspecto mais importante em termos de diagnóstico.
Para além das manifestações na pele, muitas vezes estão presentes sintomas respiratórios inespecíficos (a varicela é transmitida por gotículas respiratórias) e, eventualmente, febre. É altamente contagiosa desde dois dias antes de surgirem as primeiras borbulhas, até todas as lesões estarem em fase de crosta. Por esse motivo, é uma doença que impede a ida à escola. Por fim, uma palavra sobre os adolescentes, porque são um grupo que merece uma atenção particular relativamente a esta doença. Têm maior risco de desenvolver complicações, pelo que, nos casos em que não tiveram varicela na infância, faz sentido ponderar a sua vacinação.