Não é muito fácil responder de forma universal a esta questão porque, na verdade, existem vários fatores a ter em consideração.
Passo a explicar alguns:
- Idade da criança
O estômago dos bebés é muito pequeno, pelo que não consegue armazenar grandes quantidades. Por esse motivo, pode fazer sentido mamar antes de dormir, para garantir um bom aporte de nutrientes durante a noite.
- Dinâmica familiar
É preciso perceber que o sono dos bebés é uma peça no puzzle complexo que é a dinâmica familiar. Por esse motivo, é importante perceber se a rotina de dar o leite antes de dormir permite que os pais consigam otimizar também o seu sono, porque é fundamental que todos os elementos da família consigam ter um sono reparador. Nesses casos essa opção pode ser vantajosa.
- Rotinas de sono
As rotinas que se usam para os bebés adormecerem podem ser importantes na manutenção do sono durante a noite. Isto quer dizer que, se o bebé conseguir adormecer sozinho, a probabilidade de o voltar a fazer quando acorda a meio da noite é elevada, sendo que o contrário também é verdade. Por esse motivo, beber leite antes de adormecer pode ser um problema, se o bebé se habituar a adormecer enquanto o bebe e “exigir” leite sempre que acordar durante a noite.
- Higiene oral
O leite da noite pode condicionar bons hábitos de higiene oral se o bebé/criança adormecer enquanto bebe o leite. Isto, porque as recomendações atuais são para escovar os dentes, no mínimo, 2 vezes por dia, sendo que uma delas deve ser obrigatoriamente antes de adormecer.
- Desfralde noturno
O desfralde noturno pode ser dificultado pela ingestão de líquidos imediatamente antes de dormir, pelo que este pode também ser um fator a ter em atenção.
Como conclusão, diria que o “leitinho da noite” não precisa de ser uma obrigação, mas, se não interferir com a dinâmica da família nem com a higiene oral pode ser uma opção. No entanto, muitas vezes não é necessário, principalmente se se tratar de bebés ou crianças mais velhas.