O título deste post pode parecer estranho, mas é bem mais “sério” do que pode parecer.
Atualmente, a maior parte das crianças são pouco estimuladas do ponto de vista motor e, mesmo algo que parece relativamente simples e associado ao período da infância, é uma verdadeira “miragem” para a maioria das crianças.
Subir a uma árvore não é apenas subir a uma árvore”. Passo a explicar porquê:
- É preciso uma grande destreza motora
Trepar é um ato motor complexo. E, como tal, tem que ser aprendido e testado vezes e vezes sem conta até ficar aperfeiçoado.
- É um desafio
Claro que depende da árvore, mas conseguir chegar aos ramos de cima da árvore é um objetivo a cumprir e uma meta a atingir.
- Significa correr riscos
O risco é estimulante para todos os seres humanos e para as crianças não é exceção. Como é lógico, têm que ser riscos controlados, porque a segurança não pode nunca estar em causa, mas a sensação de correr risco ajuda a criança a ser mais audaz e persistente.
- Pode ser um fator de competição
A competição com outras crianças ou até com adultos para ver quem chega mais alto pode ser um estímulo interessante para que a criança se sinta capaz de se superar e, claro, de se desenvolver cada vez mais.
Lido com muitas crianças todos os dias e são muito poucas as que já tiveram a experiência de subir a uma árvore. Infelizmente…
Por isso mesmo, volto a pergunta: “Já deixou o seu filho subir a uma árvore hoje?” Se não deixou, ainda vai a tempo…