Em 2005 a Direção-Geral da Saúde criou o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e nele estão incluídas um conjunto de medidas para promover uma melhor saúde oral em grávidas, crianças e adolescentes. E é precisamente nesse contexto que se levanta a dúvida: será que as crianças devem lavar dos dentes nas escolas?
Nesse documento a resposta é bem clara: SIM! As escolas não são apenas locais de aprendizagem “académica”, mas sim de formação pessoal e têm um poder enorme na modelagem de comportamentos. Por isso mesmo, e também pelo efeito de “contágio” de comportamentos entre crianças, é um local privilegiado para incutir, entre outros, bons hábitos de higiene oral, pelo que todas deveriam escovar os dentes nas escolas.
Sei que se podem levantar questões quanto à higiene do procedimento e à possível troca de escovas e pastas entre crianças nos primeiros anos, mas a verdade é que, com um pouco de supervisão, isso é possível sem grandes dificuldades, desde que haja essa vontade.
Assim, numa altura em que se está a começar a planificar o novo ano letivo, deixo aqui um desafio: vamos cumprir o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral da DGS e vamos criar condições para que todas as crianças possam escovar os seus dentes na escola, seja Creche, Jardim de Infância ou Escola do Ensino Básico ou Secundário!