Estamos no início do ano letivo e faz algum sentido pensar o que se pode fazer para otimizar a atenção e aprendizagem das nossas crianças. E, nesse sentido, gostaria de chamar a atenção para um aspecto muito importante nesse processo: o movimento!
As zonas cerebrais responsáveis pela atenção recebem informação de várias outras zonas e uma das que se liga de modo mais forte é a zona de movimento. É por isso que, quando nos sentimos menos atentos, nos mexemos na cadeira para voltar a aumentar a atenção.
E com as crianças passa-se exatamente o mesmo. Elas precisam de se mexer para estar mais atentas e é precisamente por isso que deixo aqui um apelo a todas as escolas: deixem os vossos alunos mexer-se mais, nos intervalos e também durante as aulas. Estabeleçam que, mesmo em sala de aula, a cada 15-20 minutos os alunos podem pôr-se de pé e esticar-se e vão ver que, apenas com esta medida, a aprendizagem deles vai ficar mais facilitada. É uma medida muito simples, mas que terá, seguramente, um impacto positivo para professores e alunos.