Esta é uma dúvida muito frequente em consulta e, na verdade, não existe propriamente uma resposta certa. Passo a explicar porquê…
Quando um bebé nasce, o seu intestino não possui nenhuma bactéria. No entanto, nos meses seguintes vai passar a ser colonizado por milhões de bactérias diferentes, sendo que, na idade adulta, elas são tão numerosas que, todas juntas, são responsáveis por cerca de 3-5kg do peso corporal!
Por esse motivo, é perfeitamente normal que o padrão de fezes dos bebés apresente várias mudanças. Nos primeiros dias, elas são de cor verde petróleo, muito espessas e pegajosas (o chamado mecónio). Posteriormente vão ficando mais amareladas e líquidas ou semi-líquidas (por vezes com uma espécie de “grânulos” ou “farrapos”), principalmente se o bebé estiver a ser amamentado em exclusivo. Se estiver a beber uma fórmula infantil, é normal que fiquem mais espessas, mas não é habitual que fiquem duras.
Nos meses seguintes, elas vão variando de aspecto, podendo ser mais alaranjadas, verdes ou acastanhadas é isso não tem nenhum significado, pois é perfeitamente normal, pelo que não exige nenhum tipo de preocupação por parte dos pais.
As únicas exceções são as fezes brancas, vermelhas ou pretas, que implicam uma observação médica, mas, tirando essas três situações, qualquer cor é considerada normal.