Tal como explicado num post anterior, o que fazer quando um bebé se engasga?, o engasgamento é um acidente frequente em Pediatria.
Por esse motivo, é fundamental saber o que fazer sempre que uma criança se engasga.
Assim, para crianças com mais de um ano de idade, os principais conselhos são explicados a seguir.
O primeiro passo é aplicar até 5 pancadas nas costas, entre as omoplatas, tentando colocar o corpo da criança o mais estável possível. A melhor forma de o fazer é segurar com uma mão o tronco da criança inclinado para a frente e aplicar as pancadas com a outra mão.
Se o quadro não se resolver deve-se fazer até 5 compressões na barriga, a conhecida manobra de Heimlich. O modo mais adequado de realizá-la é colocando-se por trás da criança e passar os braços por baixo dos braços dela, abraçando o seu tronco. Seguidamente identifica-se o umbigo e a porção inferior do esterno e coloca-se um punho fechado entre os dois. Apertando esse punho com a outra mão, faz-se um movimento seco e vigoroso para trás e para cima, aumentando a pressão na barriga da criança (e nunca em cima do esterno ou das costelas).
Tal como para os bebés pequenos, no fim de cada manobra deve-se avaliar se o corpo estranho se deslocou e só se deve interromper este ciclo se:
- A obstrução se resolver
- A criança ficar inconsciente – nesse caso aplica-se o algoritmo do Suporte Básico de Vida Pediátrico
- Não tiver chegado nenhuma ajuda diferenciada ao fim de 1-2 ciclos (nessa altura deve-se voltar a pedir ajuda)