A sarna é uma infeção da pele causada por um tipo específico de ácaros. Provoca o aparecimento de umas manchinhas, que podem surgir em todo o corpo, mas que são mais frequentes no tronco, mãos, braços e região genital. Uma localização muito típica é o espaço entre os dedos e raramente atinge a cara. Estas lesões causam muita comichão, que piora sempre de noite e com o banho. Por vezes é tão intensa que impede mesmo a criança de dormir.
É altamente contagiosa, através do contacto pele com pele e, apesar de historicamente estar associada a alguma falta de higiene, isso não é completamente verdade, dada a elevada taxa de contágio.
O diagnóstico pode ser um verdadeiro desafio, particularmente em crianças mais pequenas. Isto porque grande parte delas não tem as manifestações típicas, o que faz com que esta doença seja facilmente confundida com outras.
No entanto, a localização das lesões e a existência de manifestações semelhantes em conviventes são pistas importantes para se poder diag- nosticar corretamente.
O tratamento visa não só resolver a situação, mas também diminuir o contacto com os ácaros. Assim, para além dos cremes indicados pelo médico (que é fundamental cumprir sem falhas), é aconselhável lavar toda a roupa da criança a 60ºC (seja de vestir ou de cama). O mesmo deve ser feito para os tapetes, cortinas e peluches. Tudo o que não puder ser lavado a essa temperatura deve ser fechado num saco com um nó e mantido assim durante 1 semana. Deve-se ainda retirar do quarto todo o tipo de tralhas que possam acumular pó (bonecos, livros, …), tal como se indica para a alergia aos ácaros.
É muito importante fazer também o tratamento aos conviventes de casa, para diminuir a probabilidade de recaída. Deve-se sempre aconselhar para que se avise a escola da situação, de forma a que os outros pais possam ser informados e estarem mais alerta para manifestações semelhantes nos seus filhos.
O período de incubação pode variar de alguns dias a poucas semanas, consoante se trate de um primeiro contacto com o ácaro ou não.
Notas práticas:
Se o seu filho tem sarna, não se esqueça de:
- manter as unhas bem cortadas
- lhe dar medicação para a comichão, para aliviar o desconforto e evitar que ele se coce
- cumprir corretamente as medidas anti-ácaros, pois se não o fizer torna-se muito mais difícil a resolução da situação