A entrada para o 1º ano do Ensino Básico é uma etapa importante na vida de todas as crianças (e também dos pais). Na maior parte das vezes surge alguma ansiedade, pelo que importa tentar lidar com a maior naturalidade possível. Assim, aqui ficam alguns conselhos:
- Não crie demasiada pressão
De um modo geral, a maior parte dos pais pressiona bastante os filhos nesta transição, com frases do género: “Olha que agora vais ter que obedecer sempre”, “Vais ter que estar quietinho e sem falar nas aulas” ou “Se te portares mal a tua professora vai-te castigar”. Apesar de ser com boa intenção, não é uma perspetiva muito simpática da escola, pelo que este tipo de “aviso” deve ser evitado.
- Não diga apenas que a escola é um local para aprender a ler e escrever
A escola é muito mais do que um local para aprender letras e números. Serve também para criar amizades e para brincar com os amigos (nos intervalos, maioritariamente), pelo que essa deve também ser uma mensagem a ser reforçada.
- Motive o gosto pela aprendizagem
Como é lógico, se estiver sempre a dizer ao seu filho que “agora vai ter que trabalhar a sério”, ele vai começar a ter medo do que vai encontrar. Assim, deve ir motivando o seu gosto por saber coisas novas, incentivando-o a ser curioso e a colocar questões, porque essas são duas mais-valias que lhe vão ser muito úteis também no decurso da sua aprendizagem formal.
Tal como já frisei em posts anteriores, de um modo geral os adultos complicam tudo muito mais do que as crianças, pelo que o ideal é mesmo relaxar e usufruir desta nova etapa. Será, sem dúvida, o melhor para todos!