O banho dos bebés é um assunto que levanta algumas dúvidas aos pais e sobre o qual há muitas opiniões. Mas, na verdade, as certezas do ponto de vista científico são muito poucas, pelo que gostaria de reforçar dois pontos que me parecem importantes:
- Frequência do banho
Não existe nenhum estudo em grande escala que conclua qual é a frequência ideal para dar banho a um bebé. E, inclusivamente, as conclusões são de que é indiferente dar todos os dias, em dias alternados ou até com menor frequência, pelo que esta é, sem dúvida, uma decisão que compete apenas aos pais, com base na sua dinâmica familiar e no que acham que funciona melhor para eles e para os seus filhos.
- Produtos a utilizar
Também em relação a este assunto não há grandes certezas. Mais uma vez, os estudos não demonstram superioridade da utilização apenas de água comparativamente com produtos específicos para a pele do bebé, pelo que esta acaba por ser também unicamente uma decisão dos pais.
Em jeito de conclusão, salientaria uma ideia que me parece muito importante: há assuntos que não precisam da opinião de um profissional de saúde, porque devem ser apenas uma decisão de cada família. E o banho é, claramente, um deles…