O sabor salgado é um dos sabores de que os bebés e crianças gostam naturalmente. Tal como para os outros sabores, também aqui temos uma explicação em termos de evolução da espécie.
Há muitos milhões de anos, quando havia uma grande escassez de alimentos, os nossos antepassados estavam mais vulneráveis em termos físicos e em termos de probabilidade de apanhar doenças. Assim, os que consumissem mais sais minerais estariam um pouco mais capazes de resistir às adversidades, sendo que os alimentos que os contêm em maior quantidade são naturalmente salgados. Dessa forma, os nossos antepassados que gostavam desse sabor estavam mais capazes e, por esse motivo, os genes que determinam essa aptidão foram sendo selecionados e passados de geração em geração.
É esta a razão pela qual é fácil os bebés gostarem do salgado, pelo que, tal como para o doce, não há pressa nenhuma na sua introdução. Mais uma vez, para além da influência no (des)controlo da tensão arterial, a verdade é que sendo um sabor naturalmente aceite, acarreta sempre o risco de deseducar o paladar, o que é particularmente importante nos primeiros anos de vida.