Estão bastante enraizado na nossa cultura que andar descalço pode fazer mal à saúde, provocando uma série quase infinita de doenças:
– constipação
– gripe
– pneumonia
– otite
– …
Para além disso, há ainda quem defenda também que andar descalço pode ter outras consequências nocivas, como dificultar o aprender a andar, por exemplo.
Mas será que isto faz sentido?
Comecemos pela primeira… Todas as doenças descritas acima são doenças infecciosas, que necessitam do contacto com microorganismos para se poderem desenvolver, pelo que é fácil de perceber que nada têm a ver com a temperatura da planta dos pés. É um MITO!
Em relação à segunda, também a análise é bastante simples de fazer. Os estudos mostram que andar descalço não só não atrasa a marcha como pode até potenciá-la, uma vez que os pés passam a ter um contacto direto com o solo e vão desenvolvendo os seus apoios mais corretos . É também um MITO!
É verdade que quando as crianças andam descalças os seus pés ficam mais frios, mas isso não tem nenhuma consequência para a sua saúde. Pode ser desconfortável, mas apenas isso. Podem descansar as mães , acima de tudo, as avós…











