O primeiro aspecto a reforçar é que a lavagem nasal dos bebés é algo muito importante de se fazer com alguma regularidade.
Geralmente é um momento de alguma “guerra” entre pais e filhos, porque não é, de todo, o acto mais agradável de ser feito, mas no fim as melhorias são evidentes. É fundamental esclarecer que os bebés pequenos só sabem respirar pelo nariz, pelo que a sua obstrução pode condicionar uma dificuldades respiratória grande. Uma vez que os orifícios são muito pequenos, qualquer acumulação de secreções pode ter um efeito significativo e deve ser alvo de uma “limpeza” activa.
Quando se fala sobre este assunto, as principais questões que se colocam são as seguintes:
- É melhor o soro fisiológico ou a água do mar?
- Em termos de composição eles são semelhantes, mas a água do mar tem a vantagem de ser aplicada sob pressão, ou seja, utilizando um spray. Isto vai aumentar a sua eficácia, permitindo “lavar” melhor as secreções, arrastando-as com a água.
- É preferível a água do mar isotónica ou hipertónica?
- Em termos teóricos, para as secreções mais líquidas é indiferente usar uma ou outra. No entanto, a água do mar hipertónica é mais concentrada e acaba por funcionar um pouco melhor. Na minha opinião, é a 1ª escolha.
- Deve-se usar sempre aspirador?
- Nem sempre. Quando os bebés são muito pequenos (primeiros 2 meses, mais ou menos), só o facto do soro ou da água do mar escorrerem já é suficiente para limpar bem o nariz, pelo que o aspirador geralmente não se justifica (excepto se o bebé estiver constipado). Conforme as crianças vão crescendo, e até aprenderem a assoar-se, torna-se útil o recurso a um aspirador nasal, para aumentar a eficácia da lavagem.
- Quando deve ser feito?
- Pode ser feito em qualquer altura, essencialmente quando o bebé tem mais necessidade de respirar pelo nariz, ou seja, quando come/mama e quando dorme. No entanto, é um acto que pode ser repetido inúmeras vezes ao longo do dia, sem ter propriamente limite máximo do número de vezes.
Eu sei que não é um procedimento muito agradável, mas depois de o fazer algumas vezes, vai ver que é muito eficaz…