Bronquiolite/Pneumonia atípica

Home Fóruns Doenças Outras Doenças Bronquiolite/Pneumonia atípica

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Autor
    Artigos
  • #6203
    Susana Gomes
    Participante

    Bom dia Dr. Hugo, tenho um menino que faz 3 anos agora em novembro 2018 e desde que ele nasceu que leio o seu blog e gosto imenso dos seus artigos e da sua perspetiva. E, nas minhas inseguranças de mãe, gostava imenso que me desse opinião quanto à situação do meu filho: após o seu nascimento, assim que regressei ao trabalho, o meu filho ficou com a minha mãe tinha ele 6 meses. Ficou por opção, facilmente na hora de almoço estava com ele, amamentava, etc., para além de que ficava mais protegido face à doenças. Mas sempre quis que aos 3 anos ele fosse para o jardim de infância (JI). De referir que nestes quase três anos apenas teve constipações e uma gastroenterite. Inscrevi-o no JI, e aguardava a sua entrada com grande expectativa porque notava nele a “necessidade”, apenas tem um primo com 12 anos e passa a maior parte do seu tempo com adultos (pais, avós, tios) e quando estava com crianças notava que ele se sentia inseguro com elas, embora sentisse vontade em brincar, para além da importância do convívio e cumprimento de regras em grupo que com a avó fica difícil, embora nós pais contrariarmos também cometemos erros com toda a certeza. Iniciou o JI, com uma adaptação gradual de uma semana (1º dia chorou sempre, depois foi diminuindo), 2ª semana correu melhor, 3ª semana já estava muito bem. De referir que só tem ficado no JI no período da manhã. No entanto no final da 2ª semana começa com uma constipação leve, e no final da 3ª semana piora, fica com dificuldade respiratória, vou com ele às urgências (8 de outubro) e foi diagnosticado com pneumonia atípica, tomou o seu 1º antibiótico, nebulizações e corticoide, foi visto pela pediatra a 17 outubro que o auscultou e disse estar recuperado, reiniciou a escola a 22 de outubro com nova adaptação (choro na maior parte do tempo). dois dias depois começa com constipação e no dia 25 volta a ficar com febre e dificuldade respiratória, fui novamente para as urgências, episódio vírico, nebulizações e corticóide. Vou no próximo dia 31 à pediatra para reavaliação. Agora surgem as dúvidas: devo deixá-lo mais tempo em casa antes de colocá-lo novamente no JI? Tenho muitas opiniões nesse sentido (mesmo médicas, trabalho num Centro de saúde), a pediatra refere que já o protegi tempo suficiente… eu sinto que ele deve ir, mesmo que adoeça novamente. Embora me custe todo o processo de adaptação (custa-lhe bastante a ele) ao JI, sempre que se ausenta um tempo. E as opiniões e julgamentos das outras pessoas, por o ter colocado no JI após duas semanas da situação da pneumonia atípica…gostava imenso que me desse a sua opinião. Na família não há pessoas com asma ou bronquite.
    Muito obrigada.
    Susana

    #6271
    Hugo Rodrigues
    Administrador

    Boa tarde,

    Penso que deve continuar a ir, salvo se surgir alguma situação mais grave e fora do habitual.
    Cumprimentos

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

Bem vindo à “Pediatria para Todos”

Podcast MOMENTO A S.Ó.S.

Mais do que um podcast sobre crianças, este é um podcast sobre mães e pais, humanamente imperfeitos, mas movidos pela maior força que existe à face da Terra: o amor incondicional que sentem pelas crianças das suas vidas!

Artigos Recomendados