Home › Fóruns › Alimentação › Amamentação › Funcho
Boa tarde!
Estou extremamente confusa quanto às recomendações sobre o funcho.
Quando a minha primeira filha nasceu, as enfermeiras da maternidade disseram que um bom truque para prevenir cólicas na bebé era eu (e não a bebé) beber chá de funcho. Agora, 3 anos depois, com a minha segunda filha, a nutricionista do Centro de Saúde disse que o funcho é contraindicado por ser tóxico, e de facto o e-lactância classifica-o como risco alto, devido a uma substância presente no óleo essencial. No entanto, também diz que usado em culinária não apresenta riscos.
Tentando obter mais informação, consultei alguma bibliografia da Gulbenkian que tenho, e só fiquei ainda mais confusa. Tanto o funcho (Foeniculum vulgare) como o anis (Pimpinella anisum) têm como nome alternativo Erva Doce. A bibliografia que consultei menciona toxicidade no anis, mas não no funcho, e menciona que são muitas vezes confundidos.
Fiquei mesmo sem saber como proceder. Qual deles é tóxico? Qual a forma em que é tóxico? Não percebi a parte em que usado em culinária não tem riscos… Será que cozinhado perde a toxicidade, será isso? A forma como costumo consumir é os frutos (a que normalmente se chamam sementes) como ingrediente de bolachas, feitas em casa no forno. Há algum risco?
Obrigada!
Boa tarde,
Pode consumir na mesma as sementes nas bolachas, não há problema. A questão do funcho é extremamente controversa, mas dessa forma e sem ser em quantidades exageradas não há problema.
Cumprimentos
Augusta Matos Clínicas.
Av. Luís de Camões 54,
4900-473 Viana do Castelo
Tlf.: 912 130 881
(chamada para a rede móvel nacional)
Email: info@pediatriaparatodos.com
www.pediatriaparatodos.com
Suporte Informático: suporte@pediatriaparatodos.com
© 2024, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tcit.pt
© 2024, Pediatria para Todos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tcit.pt