Funcho

Home Fóruns Alimentação Amamentação Funcho

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Autor
    Artigos
  • #6280
    cbpinheiro
    Participante

    Boa tarde!
    Estou extremamente confusa quanto às recomendações sobre o funcho.
    Quando a minha primeira filha nasceu, as enfermeiras da maternidade disseram que um bom truque para prevenir cólicas na bebé era eu (e não a bebé) beber chá de funcho. Agora, 3 anos depois, com a minha segunda filha, a nutricionista do Centro de Saúde disse que o funcho é contraindicado por ser tóxico, e de facto o e-lactância classifica-o como risco alto, devido a uma substância presente no óleo essencial. No entanto, também diz que usado em culinária não apresenta riscos.
    Tentando obter mais informação, consultei alguma bibliografia da Gulbenkian que tenho, e só fiquei ainda mais confusa. Tanto o funcho (Foeniculum vulgare) como o anis (Pimpinella anisum) têm como nome alternativo Erva Doce. A bibliografia que consultei menciona toxicidade no anis, mas não no funcho, e menciona que são muitas vezes confundidos.
    Fiquei mesmo sem saber como proceder. Qual deles é tóxico? Qual a forma em que é tóxico? Não percebi a parte em que usado em culinária não tem riscos… Será que cozinhado perde a toxicidade, será isso? A forma como costumo consumir é os frutos (a que normalmente se chamam sementes) como ingrediente de bolachas, feitas em casa no forno. Há algum risco?
    Obrigada!

    #6388
    Hugo Rodrigues
    Administrador

    Boa tarde,

    Pode consumir na mesma as sementes nas bolachas, não há problema. A questão do funcho é extremamente controversa, mas dessa forma e sem ser em quantidades exageradas não há problema.
    Cumprimentos

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

Bem vindo à “Pediatria para Todos”

Podcast MOMENTO A S.Ó.S.

Mais do que um podcast sobre crianças, este é um podcast sobre mães e pais, humanamente imperfeitos, mas movidos pela maior força que existe à face da Terra: o amor incondicional que sentem pelas crianças das suas vidas!

Artigos Recomendados