A partir de que idade é que os bebés podem comer leguminosas?

A alimentação não é uma área muito consensual em Pediatria e há alguns alimentos particularmente propícios à discórdia. Um exemplo são as leguminosas.

São muito ricas em proteínas, hidratos de carbono complexos e fibras, o que as torna particularmente interessantes do ponto de vista nutricional. Para além disso, tem formas, texturas e cores diferentes dos outros alimentos, o que faz com que sejam bem apelativas. No entanto, são um pouco indigestas e é mesmo esse o grande motivo que pode limitar um pouco o seu uso em bebés pequenos.

Assim, a posição mais consensual recomenda a sua introdução na alimentação a partir dos 8-9 meses, com alguns cuidados em particular:

  • Devem ser bem demolhadas;
  • Inicialmente devem ser dadas sem casca;
  • Se possível deve-se começar por leguminosas de mais fácil digestão, nomeadamente as lentilhas sem casca e feijão frade, branco ou azuki. Posteriormente devem-se introduzir as restantes.

Um conselho importante é tentar que as leguminosas passem a fazer parte da rotina alimentar do seu filho a partir do momento em que as introduz na sua alimentação. Só assim é que ele se vai habituar a encará-las como um alimento “normal” e não se vai habituar a coloca-las de parte no prato.

Partilhe o artigo