As doenças respiratórias são muito mais frequentes no outono e no inverno, principalmente, na vida das nossas crianças. A mudança de temperatura e o tempo mais seco podem favorecer as infeções.
É nesta altura do ano que a maioria dos pais procuram xaropes e remédios milagrosos. Sem sombra de dúvidas que a lavagem nasal com soro é das melhores práticas na gestão das constipações, gripes, resfriados, rinites e sinusites, tornando-se numa das melhores formas de prevenção de quadros respiratórios.
Há estudos que mostram que a limpeza, feita, pelo menos, 2 vezes ao dia, é capaz de reduzir até 40% da incidência de gripes e constipações.
O jato contínuo promove uma lavagem de arraste, removendo mecanicamente os vírus, bactérias e impurezas do nariz. Assim, o nariz filtra e aquece melhor o ar que entra no nosso corpo.
A higienização é ainda mais importante para os bebés e crianças, que não sabem assoar o nariz, tornando-as muito prejudicadas quando ficam com as vias nasais entupidas, alguns nem conseguem mamar.
A forma ideal de fazer a higienização é a que funciona melhor para o seu filho e para a sua rotina. Uma das formas mais conhecidas e baratas é injetar soro fisiológico com uma seringa em uma das narinas da criança. Outra forma prática de limpar o nariz das crianças são os sprays nasais. Eles são mais funcionais por serem anatómicos e fáceis de usar, contudo, mecanicamente não tão eficazes como a lavagem por meio de uma seringa. Com supervisão e orientação, uma criança mais velha pode até usar sozinha. É importante ressaltar, inclusive, que os produtos usados na higienização do nariz não podem ser compartilhados.
Para quem ainda não se sente confortável com tal prática, seguem algumas dicas para a limpeza nasal com seringa:
1) Use uma seringa para aspirar soro fisiológico (NaCl 0,9%). Para os recém-nascidos e bebés basta uma seringa de 5ml, crianças 20ml a 50ml, dependendo a idade da criança.
2) Quantidades e número de vezes? Não existe! Se houverem muitas secreções, poderá lavar quantas vezes forem necessárias.
3) Em seguida, com o bebé sentado ou reclinado para frente, aplique um jato com a seringa numa narina.
4) Aplique na outra narina;
5) Faça quantas vezes forem precisas, até as secreções clarearem ou ficarem transparentes;
6) O soro deve estar a temperatura ambiente ou levemente aquecido, jamais frio;
7) Por fim, use e abuse do soro fisiológico! O bebé não se irá afogar, não se engasga, não há hipótese de ir para o ouvido, nem pulmão. São só benefícios, quando realizado da melhor forma.
Assim, a lavagem deve fazer parte da nossa rotina, principalmente, porque os hábitos mudaram. Hoje em dia, temos mais contato com a poluição e ar condicionados, fatores que podem contribuir para diminuir a saúde nasal. Outra diferença prende-se com o facto de as crianças irem para a escola cada vez mais cedo, do que antigamente, tendo mais contato com outras crianças, antes de terem o sistema imunológico fortalecido.
Neste sentido, é com grande satisfação que criei o primeiro e único KIT de LIMPEZA NASAL INFANTIL em Portugal, direcionado para os primeiros meses e anos de vida da criança. A minha experiência ao longo dos anos tornou-me sensível para esta lacuna nos cuidados dos nossos bebés e crianças, levando-me a desenvolver um KIT que permita lavar suavemente o nariz dos agentes irritantes que causam sintomas nasais e desconforto, sejam eles poeiras, alérgenos, bactérias, vírus e acumulação de muco.
Encorajo particularmente aqueles que têm alergias, infeções respiratórias recorrentes, infeções dos seios da face e dos ouvidos ou asma. O nariz é o filtro do corpo e a lavagem proporciona uma grande densidade contra a causa ambiental da congestão nasal e sinusal.
Um nariz limpo permite que os seios drenem naturalmente.
Com o KIT DE LIMPEZA NASAL, nunca a limpeza nasal foi tão simples e confortável.
Videos:
Limpeza nasal com o KIT LIMPEZA NASAL: